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Cotia: alvará digital para desburocratizar o processo de construções

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O processo digital poderá ser solicitado por profissional engenheiro ou arquiteto, além de empresas de engenharia responsáveis pelo projeto.

A Prefeitura de Cotia divulgou nesta quarta-feira, 26, o lançamento da plataforma “Portal de Aprovação Digital de Obras e Habite-se”. A novidade está disponível no site da Prefeitura. Recentemente, Cotia recebeu o Prêmio InovaCidade, por sua gestão inovadora que lança mão de ferramentas tecnológicas que facilitam, agilizam e trazem economia para trâmites burocráticos de liberação de processos.

O processo digital poderá ser solicitado por profissional engenheiro ou arquiteto, além de empresas de engenharia responsáveis pelo projeto. Com a ferramenta, a administração municipal diminui a emissão e a circulação de papel, facilita a comunicação entre secretarias municipais e dá agilidade à análise. Inicialmente, serão atendidas via plataforma as solicitações de desdobro e unificação. As demais solicitações ainda deverão ser feitas em processo físico, no entanto, futuramente, todos os serviços migrarão para a aprovação digital.

O Portal da Aprovação Digital de Obras e Habite-se permite que o profissional responsável pelo projeto faça um cadastro, preencha a solicitação, anexe os documentos necessários e acompanhe o andamento da análise remotamente. Todas as informações sobre a movimentação do processo serão encaminhadas ao e-mail cadastrado pelo engenheiro ou arquiteto no momento em que fez o cadastro. Para acessar a plataforma, basta abrir o site da Prefeitura (www.cotia.sp.gov.br), entrar em ‘Portal de Serviços’, procurar por ‘Habitação e Urbanismo’ e abrir o link ‘Aprovação Digital’.

“Vamos facilitar a comunicação entre as secretarias envolvidas no processo de análise de um alvará de construção, reforma ou demolição de imóvel em Cotia. Esta ferramenta vem para somar ao trabalho que temos feito nos últimos anos, para dar mais dinamismo, agilidade e economia aos processos públicos”, comentou o prefeito Rogério Franco.

O sistema digital promove ganho ao deslocamento do processo, agilidade na análise, desafoga o atendimento presencial na Secretaria de Habitação e Urbanismo e da Fazenda, economiza papel e reduz o tempo de conclusão da análise do processo de três meses para aproximadamente 15 dias.

A Secretaria de Habitação e Urbanismo é a responsável pelo gerenciamento da plataforma e conta com os profissionais (engenheiro e arquitetos) responsáveis por analisar os processos, solicitar alterações necessárias e liberar ou reprovar o projeto analisado.

Serviço

Portal de Aprovação digital

–  Como acessar a plataforma: Abrir o site (www.cotia.sp.gov.br) > entrar em ‘Portal de Serviços’ > procurar por ‘Habitação e Urbanismo’ > clicar no link ‘Aprovação Digital’

–  Serviço disponível para engenheiros, arquitetos e empresas de engenharia.

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