Em uma tentativa de impedir a propagação do coronavírus (Covid-19), o prefeito Igor Soares (Pode) revelou, através de vídeo nas redes sociais, neste sábado (2), que assinou um novo decreto que estabelece normas para o funcionamento das agências bancárias. Entre as medidas anunciadas estão: organização das filas com a distância estabelecida pelas autoridades de saúde, com a distribuição de senhas, ainda nas filas e de acordo com a capacidade de atendimento diário local e desinfecção das agências.
Também será de responsabilidade das agências e lotéricas disponibilizar pelo menos um funcionário para higienizar as mãos dos clientes nas filas e na entrada e saída do local; disponibilizar álcool em gel nos caixas, e nos balcões de atendimento; além do uso obrigatório de máscaras por todos os funcionários da agência e recomendação de uso aos clientes que adentrarão no local. Em caso de descumprimento, a agência bancária ou lotérica será multada em 1.000 UFMs (Unidade Fiscal Municipal), que equivale a R$ 2.050,00. Em caso de reincidência, a multa será de 4.100.
O prefeito voltou a defender o isolamento social e pediu ara que a população só “Se você não precisa se não é caso de urgência, não saia de casa. Fiquem em casa. A coisa está grave e os números são crescentes. Já criamos leitos na cidade e quase todos estão ocupados e o número de mortes não para de crescer. Então, vamos juntos combater o coronavírus”, disse acrescentando que em breve deve publicar um novo decreto. “Além disso, estamos concluindo a licitação para a compra de 230 mil máscaras e depois nós vamos fazer outro decreto que vai obrigar o uso das máscaras”, finaliza.
Na segunda-feira, 28, durante uma reunião com prefeitos da região, Igor Soares revelou que 100% dos leitos de UTI do Hospital Geral de Itapevi estão ocupados. O prefeito ainda divulgou que a cidade possui 33 leitos municipais destinados a pacientes com a Covid-19 e que contratou outros 50 leitos de unidades privadas para atender a população da cidade.