Entre as possibilidades de escalas no Brasil, aprovadas pela CLT, há ainda o sistema por horas trabalhadas, que depende de acordo
A jornada de trabalho no Brasil está em discussão devido à Proposta de Emenda à Constituição (PEC), da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), que propõe o fim da jornada de 44 horas e acaba com a escala 6×1. A PEC havia passado, na quarta-feira (13), as 171 assinaturas necessárias para ser protocolada na Câmara dos Deputados (confira matéria do Jornal Giro, clicando aqui).
O documento ainda propõe estabelecer um modelo de trabalho 4×3. Mas, você sabe o que significa cada tipo de escala permitida no País, segundo as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)? Além dos 6×1 e 4×3, temos 5×2, 5×1 e por horas trabalhadas.


+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
Escalas: o que cada uma especifica
Confira o que cada uma delas especifica:
6×1
Neste modelo, o profissional trabalha seis dias seguidos e descansa um. O dia de folga pode ser fixo ou rotativo; apenas deve-se dar um domingo a cada sete semanas. Comércio no geral e restaurantes, por exemplo, costumam utilizar este tipo de escala.
5×2
É o sistema padrão no País. São cinco dias de trabalho com dois de descanso. Na maioria dos casos, os dias de folga acabam sendo o final de semana (sábado e domingo). Os trabalhadores costumam cumprir jornadas de 8 horas diárias, o que soma 40 horas semanais.
4×3
A escala 4×3 é pouco usada no Brasil, consistindo em quatro dias de trabalho e três de descanso. O sistema já é usual em outros países como Emirados Árabes Unidos, Bélgica e Islândia. Neste formato, os profissionais têm mais tempo para lazer, descanso e atividades pessoais.
5×1
Neste modelo, o funcionário trabalha cinco dias e folga um, caindo em diferentes dias a cada semana. Porém, pelo menos um dos dias de descanso no mês precisa ser no domingo.
Por horas
Na escala 12×36, o profissional trabalha 12 horas seguidas e descansa nas 36 horas posteriores. Esta escala só pode ser feita via acordo entre empregado e patrão. Há ainda os modelos 18×36 e 24×48, mais empregadas em serviços de saúde e segurança, que não podem interromper suas atividades.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, a cidade de Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.