Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Entenda os motivos que levaram Barueri a figurar entre as melhores cidades para morar

Logo Giro
Município figura entre as três melhores do Brasil para se viver (Benjamim Sepulvida/Secom Barueri)

Economia forte e mobilidade urbana são alguns dos fatores que levaram à colocação. Barueri ocupa a 3ª posição, segundo o site MYside, que usou dados do Ranking Connected Smart Cities 2022

Oportunidades de grandes negócios, economia forte, ampla assistência à saúde, educação de qualidade, boa infraestrutura, mobilidade urbana e segurança são alguns dos fatores que colocam Barueri na posição de um dos melhores municípios para se morar no País. Segundo o site Myside – Guia de Imóveis, por meio do Ranking Connected Smart Cities, Barueri ocupa o 3º lugar.

O site compilou dados ranqueados em 2022. A cidade fica atrás apenas de São Caetano do Sul (SP), na 1ª posição, e Vitória (ES), em 2º lugar. E está à frente de cidades como Santos (SP), que ocupa o 4º lugar, e Balneário Camboriú (SC), na 5ª posição.

“Tomamos a decisão de mudar para Barueri porque sabíamos da sua infraestrutura. Aqui tem ótimas escolas, praças e parques preservados. A gente sabe que a cidade também busca garantir saúde e segurança. Não tenho dúvidas que somos privilegiados por morar aqui!”, afirma o casal de bancários Roseli Saturnino e Osvair de Almeida, que residem no Jardim Boa Vista desde o ano de 2019.

O ranking da Connected Smart Cities é realizado pela Necta e a Urban Systems. O estudo se baseia em 75 indicadores, além de 11 eixos temáticos: Urbanismo, Economia, Educação, Empreendedorismo, Energia, Governança, Mobilidade, Segurança, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação e Saúde.

Entenda os motivos que levaram Barueri a figurar entre as melhores cidades para morar
Moradores destacam a boa segurança encontrada no município (Benjamim Sepulvida/Secom Barueri)

Outros prêmios

Divulgado no fim de abril de 2023, o estudo da Universidade de São Paulo – USP “Comparação do Nível de Desenvolvimento dos Municípios Paulistas de Maior Porte“, realizado pelo Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), traz Barueri em destaque em vários indicadores de economia. O trabalho avaliou o nível de desenvolvimento socioeconômico de 81 municípios do estado São Paulo com população superior a 100 mil habitantes.

Um desses apontamentos é o Produto Interno Bruto (PIB) Per Capita (média de 2018 a 2020). Barueri aparece na 1ª posição, juntamente com Osasco. O município se classificou também em 1º lugar no quesito Finanças Públicas (classificação geral) e nos tópicos Porcentagem da População Ocupada (média de 2018 a 2020) e Salário Médio do Trabalho Formal (média de 2018 a 2020). 

Confira a reportagem completa do GIRO acessando aqui.

LEIA MAIS: Saldo positivo de 2.572 novos empregos, segundo dados do Caged de maio. Esse é o resultado total em nove cidades da região metropolitana oeste da Grande São Paulo que integram o consórcio de municípios Cioeste, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Barueri foi o município que mais gerou empregos, com saldo positivo de 1.351 contratações com carteira assinada.

Receba nossas notícias em seu e-mail