Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Eleições: três cidades da região têm possibilidade de segundo turno

Logo Giro

Barueri, Carapicuíba e Osasco são as cidades da Região Metropolitana Oeste que ultrapassam 200 mil eleitores e podem ter segundo turno

Nas eleições municipais de 2024, três cidades que compõem a Região Metropolitana Oeste de São Paulo terão a possibilidade de realização de segundo turno. Barueri, Carapicuíba e Osasco, são os municípios na região que ultrapassaram a marca de 200 mil eleitores.

O segundo turno é previsto na Constituição Federal para a realização de um segundo turno, quando nenhum dos candidatos à Prefeitura alcançou a maioria absoluta dos votos. A maioria absoluta é atingida quando a votação obtida é equivalente a pelo menos a metade dos votos válidos (sem contar os brancos e nulos) mais um. Essa medida visa dar maior representatividade a quem se elege.

As 12 cidades da Região Oeste da Grande São Paulo registraram até o final do mês de maio, mês em que houve o fechamento do cadastro eleitoral, a marca de 1.938.706 eleitores. Entre as cidades que estão aptas para um segundo turno, Osasco segue como maior colégio eleitoral, com 592.685 pessoas. A cidade de Carapicuíba chega a 300.392 eleitores, enquanto Barueri segue com 297.850 pessoas aptas a participarem do pleito de 2024.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

No Estado de SP 30 cidades têm segundo turno

Dos 645 municípios paulistas, 30 têm a possibilidade de segundo turno nas Eleições 2024: São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Osasco, Santo André, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Diadema, Mogi das Cruzes, Jundiaí, Mauá, Piracicaba, Carapicuíba, Barueri, Bauru, São Vicente, Praia Grande, Itaquaquecetuba, Franca, Taubaté, Guarujá, Suzano, Limeira, Taboão da Serra, Embu das Artes e Sumaré.

*Com informações do Tribunal Regional Eleitoral

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, a cidade de Jundiaí.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail