giro

Na região, pesquisa aponta 2º turno entre Haddad e Garcia

Logo Giro
Pesquisa do Instituto MAS, nas cidades da região, aponta segundo turno entre Haddad e Garcia (Divulgação)

Levantamento demonstra que apoio dos prefeitos da região reflete no crescimento do atual governador

Um segundo turno entre os candidatos Fernando Haddad (PT) e Rodrigo Garcia (PSDB): este é o resultado da pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto MAS em parceria com o Jornal Giro. Segundo os dados, Fernando Haddad tem 28,90% dos votos, nas 12 cidades da região Oeste da Grande São Paulo que fazem parte do consórcio Cioeste. Em segundo lugar, aparece o atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), com 14,90%, empatado tecnicamente com Tarcísio de Freitas (Republicanos) que está em terceiro lugar com 12,80%.

Seguindo a margem de erro, de três pontos para mais ou menos, o atual governador Rodrigo Garcia enfrentaria o candidato petista no 2º turno, de acordo com o levantamento do MAS. Esse resultado reflete o apoio dos prefeitos de cidades da região ao candidato Rodrigo Garcia. Nove dos 12 gestores fazem campanha para o tucano.

Na região, os prefeitos mais engajados na campanha são: Igor Soares (Podemos/Itapevi) e Marcos Neves (PSDB/Carapicuíba). O prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos) e o prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), também apoiam Garcia publicamente.

Disputa presidencial
O levantamento feito pelo Instituto MAS também ouviu os eleitores da região sobre a disputa presidencial. O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em primeiro lugar com 41,30% das intenções de voto. Na sequência, surge o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), com a preferência de 25,30% dos eleitores. A senadora Simone Tebet (MDB) aparece na terceira colocação, com 5,50%. Já o candidato Ciro Gomes (PDT) tem 4,0% das intenções de voto nas cidades da região.

Lula também é apontado como o preferido do eleitorado feminino. O petista tem 39,80% dos votos das mulheres e 42,90% dos homens. Já Jair Bolsonaro tem 22,60% dos votos de mulheres e 28,50% dos votos dos eleitores homens.

Ainda segundo a pesquisa, 13,70% dos entrevistados não pretendem votar nos nomes sugeridos, enquanto 8,30% dos eleitores ainda não sabem em quem votar no domingo.

Na região, pesquisa aponta 2º turno entre Haddad e Garcia

Metodologia
A pesquisa realizada pelo Instituto MAS ouviu 1.100 pessoas entre os dias 19 e 25 de setembro em nove municípios da região Oeste da Grande São Paulo – Osasco, Barueri, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba, Cajamar, Cotia, Araçariguama, Pirapora do Bom Jesus, São Roque e Vargem Grande Paulista. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. Para fazer a análise na região, foram realizados dois registros, um no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o número SP-05019/2022, para o resultado do levantamento para governo do estado, e outro no Tribunal Superior Eleitoral, no caso da disputa presidencial, sob o número BR08052/2022.

Receba nossas notícias em seu e-mail