Em janeiro, a Construção Civil obteve saldo positivo de 491 vagas de emprego, sendo destaque principalmente em Barueri
Para a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) os índices do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostraram a forte importância da Construção Civil na geração de empregos e renda no País. Em junho, foram criadas 21.449 vagas com carteira assinada, representando 11% do total geral (saldo positivo de 201.705) e contribuindo para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2024, o setor já gerou 180 mil vagas formais, 14% do total gerado no Brasil.
Mas como se comportou a Construção Civil em junho em relação a admissões nas 13 cidades cobertas pelo GIRO? O segmento gerou 491 novas vagas de emprego. O principal destaque foi Barueri, com saldo positivo de 228 postos de trabalho com carteira assinada, sendo o 2º setor com melhor resultado. Foram 1.461 admissões e 1.233 desligamentos.
Para quem não sabe, o saldo positivo é o número de contratações menos o de demissões.
+SIGA os canais de notícias do Giro no Whatsapp, Telegram e Linkedin.
Construção civil
Jundiaí foi o 2º município que mais gerou novas oportunidades de trabalho no segmento, com 79 vagas. A Construção Civil representou a 2ª maior parte das contratações no mês de junho. Foram 528 admissões e 449 desligamentos. Em seguida vem Carapicuíba, com saldo positivo de 72. Foram 324 admissões com carteira assinada e 252 desligamentos.
Cotia registrou saldo positivo de 75 admissões na Construção Civil. Desse total, 305 contratações com carteira assinada e 257 desligamentos. O setor também foi o 2º maior empregador no mês no município. Outra cidade que teve o segmento com destaque na 2ª colocação foi Pirapora do Bom Jesus, com saldo de 9 novos postos.
Jandira e Itapevi tiveram saldo positivo de 35 e 20, respectivamente, no setor da Construção Civil.
Seis municípios registraram saldo negativo no segmento em junho deste ano, entre eles Cajamar, com – 41 postos; São Roque com – 18 vagas de emprego; além de Araçariguama, com – 13. Santana de Parnaíba registrou -9.
As cidades de Vargem Grande Paulista e Osasco também tiveram saldo negativo no segmento da Construção Civil no período: -5 e -4, respectivamente.
No Estado de São Paulo, o setor da Construção Civil foi, desta vez, o 5º maior gerador de novos postos de trabalho em junho deste ano. O saldo positivo foi de 1.252, com 52.853 contratações com carteira assinada e 51.601 desligamentos.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, a cidade de Jundiaí.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.