Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Vereador de Carapicuíba solicita carreta da mamografia

Logo Giro
Parlamentar diz que medida visa acabar com a fila de exames na rede pública de Carapicuíba (Divulgação/Governo de SP)

Vereador Guto José explica que a medida visa zerar fila de espera após a passagem pela ginecologista nas unidades de saúde do município

Em Carapicuíba, com o objetivo de oferecer o exame da mamografia gratuitamente e sem a obrigatoriedade do pedido médico a mulheres de 50 a 69 anos de idade, o vereador Guto José (Podemos) sugeriu ao Poder Executivo, por meio da indicação 1.635/2023, a disponibilização da Carreta da Mamografia.

LEIA TAMBÉM: Carapicuíba e Itapevi: o que funciona no feriado de 12/10

Carapicuíba: documento seguiu para o prefeito

No documento, lido durante a sessão de terça-feira (10), o parlamentar aponta que a medida contribuirá para zerar a lista de espera pelos exames solicitados pelos ginecologistas que compõem a rede municipal de Saúde. O documento seguiu para as mãos do prefeito Marcos Neves (PSDB).

Vereador de Carapicuíba solicita carreta da mamografia
Vereador Guto José pede a carreta da mamografia em Carapicuíba (Divulgação/CMC)

Programa Mulheres de Peito

As Carretas da Mamografia, do Programa Mulheres de Peito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, oferecem exames de forma gratuita por meio do SUS para mulheres de 50 a 69 anos, sem necessidade de pedido médico ou agendamento. Mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos também podem realizar o exame, desde que apresentem solicitação médica, RG e o Cartão Nacional de Saúde, popularmente conhecido como cartão do SUS.

O Programa Mulheres de Peito tem como objetivo incentivar as mulheres a realizar o exame de mamografia para o diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. Os exames são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, exceto em feriados.

As unidades móveis podem atender até 50 pacientes por dia durante os dias úteis e realizar 25 atendimentos aos sábados. Para acessar o serviço, basta comparecer à carreta com o documento de identificação, o cartão do SUS e, se tiver entre 35 e 49 anos, com uma solicitação médica. O atendimento é por ordem de chegada. As carretas recebem repasses mensais da SES e, até o mês de setembro deste ano, já receberam R$ 5,7 milhões.

Jornalismo regional de qualidade

Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail