Com exceção de SP, Barueri foi o município que registrou a maior quantidade de desligamentos no período: – 5.164, segundo dados do Caged
No mês de dezembro do ano passado, 12 municípios cobertos pelo Jornal Giro registraram saldo negativo na geração de empregos. No total foram 13.485 desligamentos com carteira assinada, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério do Trabalho. Já na capital paulista, o saldo negativo foi de 54.308, com 180.303 admissões e 234.611 desligamentos no período.
Para quem não sabe, o saldo – negativo ou positivo – é o número de admissões menos a quantidade de desligamentos registradas no município, Estado ou no País.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
Caged de dezembro: Barueri lidera
Com exceção da cidade de São Paulo, a reportagem do Jornal Giro apurou que o município de Barueri foi o que obteve o maior saldo negativo em dezembro. Foram registradas 16.648 admissões e 21.812 desligamentos no mês. Ou seja, o saldo negativo foi de -5.164.
Jundiaí ficou na 2ª posição no Caged de dezembro, com 6.686 contratações e 8.809 demissões. O saldo negativo na cidade foi de – 2.123 vagas de emprego.
O 3º lugar ficou com a cidade de Cajamar. Foram 2.652 admissões e 3.723 desligamentos. O saldo negativo, portanto, foi de – 1071 postos de trabalho.

Confira outros números do Caged
Na 4ª colocação aparece Cotia, com saldo negativo de – 1.005 demissões com carteira assinada. Foram contratados 2.493 profissionais e demitidas 3.498 pessoas.
Já a cidade de Santana de Parnaíba, ocupante da 4ª posição, registrou 1.666 admissões e 2.529 desligamentos, resultando em saldo negativo de – 863 postos de trabalho.
Jandira obteve saldo negativo de -796 oportunidades de emprego. Osasco e Taboão da Serra registraram – 595 e – 532, respectivamente.
Carapicuíba registrou – 522, enquanto Itapevi, – 478. São Roque obteve saldo negativo de – 198. Já Vargem Grande Paulista, – 138.
O município de Pirapora do Bom Jesus registrou saldo positivo de vagas de emprego em dezembro de 2024, de 23 novos postos. Foram 64 admissões e 41 desligamentos. Araçariguama também teve saldo positivo de 20, com 429 contratações com carteira assinada e 409 demissões.

Dados estadual e nacional
No Estado de São Paulo, o saldo também foi negativo em dezembro do ano passado: – 54.308. Foram 180.303 admissões e 234.611 desligamentos.
No Brasil também ocorreram mais desligamentos do que admissões no período. O saldo negativo nacional foi de – 190.569, com 482.273 contratações e 672.842 demissões.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.