Você sabe quais são os cafés impróprios para consumo? Veja a lista completa acessando o portal de notícias www.girosa.com.br
Você é aquele que não dispensa um cafezinho? Caso sim, fique atento. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou 16 novas marcas de café torrado que foram desclassificadas após a detecção de matérias estranhas e impurezas ou elementos estranhos acima do permitido. Estes produtos são considerados impróprios para consumo e deverão ser recolhidos pelas empresas após a fase de análise dos laudos laboratoriais e cientificação das empresas responsáveis pelos produtos quanto aos resultados.
As fiscalizações de café torrado e moído no mercado interno são realizadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária. “Após a realização da Operação Valoriza, em março de 2024, em que foram feitas fiscalizações de café torrado durante duas semanas de maneira concentrada, o Mapa continuou realizando fiscalizações de rotina durante os meses seguintes, incluindo o atendimento às denúncias feitas por cidadãos por meio da plataforma Fala.BR”, explica Ludmilla Verona, coordenadora de Fiscalização da Qualidade Vegetal.
A ação é respaldada pelo artigo 29-A do Decreto 6.268/2007, que prevê a aplicação do recolhimento em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos. A lista inclui produtos produzidos nos Estados de São Paulo, Goiás, Bahia, Mato Grosso, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Paraná e Minas Gerais.
+SIGA os canais de notícias do Giro no Whatsapp, Telegram e Linkedin.
Café: 16 marcas impróprias
Confira as marcas e lotes que não devem ser consumidos no quadro abaixo:

Dicas ao consumidor
- Se você adquiriu alguns destes cafés, deixe de consumi-lo imediatamente. O consumidor pode solicitar sua substituição segundo diretrizes do Código de Defesa do Consumidor.
- Caso encontre alguma dessas marcas sendo comercializadas, comunique imediatamente ao canal Fala.BR, informando o estabelecimento e seu respectivo endereço.
- Evite comprar café com preço muito abaixo do mercado.
- Caso o produto tenha sabor e aroma inadequados, desconfie. Café de qualidade deve apresentar características agradáveis.

—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, a cidade de Jundiaí.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.