giro

Brasil se declara livre da gripe aviária após 28 dias sem novos casos

Após 28 dias sem novos casos da doença, Brasil declarou que está livre da gripe aviária (Divulgação/Governo de SP)

País completou 28 dias sem registrar um novo caso da doença em granja comercial. Expectativa é que, com a nova certificação, os países suspedam os bloqueios e voltem a comprar carne e ovos do Brasil

O Brasil foi oficialmente declarado livre da gripe aviária em granjas comerciais, após completar 28 dias sem novos registros da doença, informou o Ministério da Agricultura nesta quarta-feira (18). O governo também comunicou a conquista à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), entidade responsável por certificar o status sanitário dos países.

O prazo de 28 dias, conhecido como vazio sanitário, começou a contar após a conclusão da desinfecção da granja em Montenegro (RS), onde foi identificado, em maio, o primeiro foco de influenza aviária em aves comerciais no Brasil.

Maior exportador mundial de carne de frango, o Brasil enfrentou restrições de diversos mercados internacionais desde o surgimento do surto. A expectativa do governo é que, com a nova certificação, os países que impuseram barreiras passem a revisar e, gradualmente, suspender os bloqueios — embora esse processo não deva ocorrer de forma imediata.

As restrições sanitárias são medidas de precaução adotadas para proteger granjas estrangeiras, apesar de a possibilidade de transmissão ser considerada baixa. O Ministério da Agricultura reforça que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de frango nem de ovos e que o Brasil nunca registrou casos da doença em seres humanos.

De acordo com os protocolos internacionais da OMSA, o prazo de 28 dias sem novos casos em granjas é essencial para garantir que não haja circulação do vírus antes de declarar o país livre da doença e retomar plenamente as exportações.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.