Fazer compras de forma planejada na Black Friday é um dos principais segredos da educação financeira e da arte de poupar; veja mais
Você pretende comprar na Black Friday, que ocorrerá no dia 29 de novembro? Caso sim, fique atento a golpes e não perca o controle na hora de gastar. Para aproveitar as oportunidades sem comprometer as finanças e não se sentir lesado, foque em ações prévias antes de partir para a compra.
“Temos observado o crescimento nas tentativas de golpes e de reclamações pós-compra por parte dos consumidores. Ao mesmo tempo que o maior acesso às informações possibilita melhor as pesquisas, essas também facilitam os caminhos de quem quer se aproveitar para realizar promoções falsas ou mesmo tirar dinheiro indevido das pessoas “, afirma Reinaldo Domingos, especialista em educação financeira e presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (Abefin).
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Black Friday: como fugir de golpes
Confira dicas para não cair em “arapucas” na data:
- Cuidado com seus dados: evite colocar dados pessoais – telefone, CPF, endereço e número de cartões – em qualquer formulário. Sempre se preocupe se o site que for cadastrar seja realmente seguro;
- Cuidado ao clicar: o impulso pode ser grande, pois a chamada é atrativa, mas só clique em links se tiver certeza de que esse é seguro. Para isso, observe se do lado esquerdo do endereço do site há uma imagem de cadeado, que significa segurança. Averigue ainda se o site tem a sigla ‘https’ no endereço da web. Busque sempre as páginas oficiais;
- Procure saber sobre a reputação da loja: fazendo uma busca rápida, é possível ver a avaliação de uma empresa ou loja. Mas, priorize Procon, portais de direito do consumidor ou o Reclame Aqui para fazer sua pesquisa. Tenha cuidado com sites que mudam apenas uma letra de um nome famoso ou que tenha extensões diferentes;
- Cuidado com suas senhas: busque ter senhas diferentes para cartões, sites e cadastros, e também altere-as constantemente. Evite dados mais simples como o nome e 123 na sequência, além da data de nascimento;
- Priorize o cartão de crédito: para as compras online, esta forma de pagamento é a mais segura, pois simplifica o cancelamento, permitindo que o cliente conteste a cobrança e solicite o reembolso do valor. Além disso, identifica possíveis fraudes. Evite transferência bancária ou boleto;
- Fuja de condições extraordinárias: ‘quando o milagre é demais’, é fundamental desconfiar. As propostas com descontos sensacionais são as mais usadas para golpes;
- Atualize sempre seu antivírus: protegem os sistemas operacionais de computadores e smartphones, dificultando a instalação de programas maliciosos. Faça, ainda, varreduras constantes; e
- Busque fontes confiáveis de informação: lembre-se que grupos de WhatsApp são os maiores disseminadores de Fake News.
Agora, confira orientações em caso de problemas depois das compras:
- Faça pesquisa prévia dos preços, estabelecendo os produtos que pretende comprar e marcando os preços para não correr o risco de ser pego de surpresa por descontos enganadores. Caso isso ocorra, cabe denunciar as empresas praticantes e, até mesmo, boicotá-las;
- Produtos mais baratos não significam que ele pode estar defeituoso. Atente-se às obrigações relativas à substituição ou reparação do produto ou serviço defeituoso. Caso isso ocorra, exija a reparação dos danos de qualquer natureza. Sempre observe os prazos decadenciais e prescricionais previstos no Código de Defesa do Consumidor;
- O prazo para reclamar e exigir a reparação dos defeitos aparentes é de 30 dias (produtos e serviços não duráveis) e de 90 dias (duráveis). Os prazos têm início a partir da efetiva entrega do produto ou da execução do serviço. Já quanto aos vícios ocultos, os prazos são os mesmos e têm início a partir do momento que ficar evidenciado o defeito. No caso de ação judicial, na busca de reparação dos danos impostos, o prazo prescricional é de cinco anos, a partir do conhecimento do dano e de sua autoria;
- O Código de Defesa do Consumidor permite, em seu artigo 49, que o consumidor se arrependa da compra que fez em até sete dias corridos. Esta regra vale para a contratação de fornecimento de produtos e serviços fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Assim, sempre que você perceber que fez uma compra que não deveria ter feito, por qualquer motivo (não é necessário justificar), pode pedir o cancelamento sem qualquer custo;
- Documente, pode ser por e-mail, esse pedido de desistência. Se ocorrer a cobrança, o consumidor tem direito à devolução do valor em dobro e uma indenização compensatória. Então consumidor, fique atento, devemos reivindicar mais qualidade, mais respeito, ou ao menos a reparação e responsabilidade contra os abusos que sofremos.
Evite dívidas
Segundo Reinaldo Domingos, da Abefin, fazer compras de forma planejada e consciente é um dos principais segredos da educação financeira e da arte de poupar. “Assim, será mais difícil se deixar levar por impulsos consumistas ou por apelos publicitários. Havendo dificuldades com isso, é válido procurar cursos, palestras e livros sobre educação financeira, que ajudam a mudar o comportamento com relação ao uso do dinheiro”, complementa o especialista.
Veja cuidados detalhados que devem ser tomados para economizar nas compras:
- Faça um diagnóstico financeiro: antes de fazer compras na Black Friday, faça um levantamento de quanto você pode comprometer com as compras, se poderá pagar à vista ou de forma parcelada;
- Defina seu perfil: se for investidor, essa é a hora de aproveitar de forma estratégica. Caso esteja equilibrado ou endividado, muito cuidado para não se complicar ainda mais; busque apenas o necessário. Se estiver inadimplente, fuja das promoções;
- Identifique necessidades e desejos: faça uma lista do que você realmente precisa e do que deseja adquirir, evitando compras por impulso;
- Defina métodos de pagamento: decida se usará cartão de crédito, boleto ou transferência. Escolher com antecedência ajuda a controlar seus gastos;
- Cuidado para não usar a reserva: se tem um dinheiro guardado para uso de forma estratégica, evite utilizá-lo para compras compulsivas;
- Corte despesas: considere esta opção no mês anterior à Black Friday, para liberar verba extra. Isso permitirá que você aproveite melhor as ofertas;
- Pesquise preços antecipadamente: estude os preços médios dos produtos que deseja adquirir antes da Black Friday. Assim, você poderá avaliar se as ofertas são realmente vantajosas;
- Defina um limite de gastos para a Black Friday e comprometa-se a não ultrapassá-lo;
- Decida se fará suas compras online ou em lojas físicas, considerando comodidade e segurança;
- Acompanhe redes sociais e perfis de marcas para ficar por dentro das ofertas e promoções exclusivas;
- Coloque na agenda as datas de livecommerces de suas lojas favoritas e configure alertas de preço para ser notificado sobre descontos;
- Procure por sites que oferecem cupons de desconto e cashback para economizar;
- Foque no que realmente quer comprar: concentre-se em encontrar os melhores preços para itens que realmente precisa, evitando compras por impulso;
- Não compre o produto se isto resultar em endividamento descontrolado. Se precisar parcelar, certifique-se de que as parcelas caberão em seu orçamento;
- Considerar custos futuros: avalie se a compra não acarretará custos extras, como acessórios ou manutenção de produtos;
- Mantenha a paciência para não comprar com pressa e pagar mais caro. Evite o estresse;
- Em situação financeira difícil, priorize os presentes para as crianças; e
- Descubra os desejos reais das pessoas para evitar gastar em presentes caros, quando opções mais econômicas seriam igualmente bem recebidas.
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