Um dos golpes mais comuns na Black Friday é o roubo de dados do cartão de crédito. Por isso, priorize o cartão virtual e não o físico
O mês de novembro é bastante esperado devido à famosa Black Friday, que neste ano cai no dia 24 de novembro, última sexta-feira do mês. A data é considerada uma mais importantes para o varejo brasileiro, com a promessa de grandes descontos. Para quem pretende aproveitar as promoções sem se tornar vítima de golpistas nem ter prejuízos financeiros, o especialista José Luiz Santana, chefe de cibersegurança do C6 Bank, dá algumas dicas sobre segurança digital.
Black Friday: previna-se de golpes virtuais
“Na maioria dos casos, os criminosos tentam enganar as pessoas para roubar dinheiro ou dados sigilosos. É o que chamamos de golpes de ‘engenharia social'”, afirma Santana, que acrescenta: “Eles exploram o desconhecimento e a fragilidade das vítimas, com mensagens falsas ou promoções muito vantajosas.”
Um dos golpes virtuais mais comuns é o roubo de dados do cartão de crédito. Por isso, ao fazer compras online, priorize o cartão virtual e não o físico. O cartão virtual é mais seguro, porque a numeração ou o código de segurança são temporários, impedindo que o cartão seja utilizado após determinado período. Assim, se as informações caírem nas mãos erradas, os dados de compra estão protegidos.
“Também é importante reforçar que a senha do cartão é pessoal, intransferível e é a principal barreira de segurança para transações na conta. Por isso, nunca deve ser compartilhada com terceiros, seja de forma online, seja pessoalmente”, ressalta o especialista. Nas compras online, deve-se evitar o uso de redes de wi-fi públicas e não salvar as informações do cartão no site ou navegador. Prefira digitar os dados a cada compra.
Duvide de preços baixos na Black Friday
Segundo Santana, ofertas vantajosas demais são sinal de alerta para fraudes. Ao encontrar um preço muito mais baixo do que o usual, é recomendável comparar o valor nos concorrentes e verificar se o site é confiável. “Muitos golpistas simulam sites de lojas famosas para enganar os consumidores. Na dúvida, é melhor não comprar e deixar passar uma oportunidade do que cair em um golpe”, destaca.
Os golpistas também costumam enviar e-mails e mensagens com anúncios de ofertas urgentes e com prazo limitado para a compra. A dica é sempre buscar a promoção em questão no site oficial da loja, além de não clicar em links duvidosos, enviados por autores desconhecidos e compartilhados com muita frequência em aplicativos de mensagem, como o WhatsApp.
Após finalizar uma compra, também é importante acompanhar as etapas de confirmação junto ao banco. Há bancos que enviam alertas para os clientes todas as vezes que uma compra ou transação é realizada. Caso uma compra não seja reconhecida, a orientação é entrar em contato com o banco imediatamente e cancelar o cartão.

LEIA MAIS: Lucro do Bradesco chega a R$ 4,62 bi no terceiro trimestre
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista