giro

Barueri: sessão da Câmara é marcada por brigas entre aliados de Furlan e Gil

Logo Giro
Clima tenso começou na tribuna com os discursos de Hélio Júnior e Wilson Zuffa (Divulgação

Vereadores Hélio Júnior e Zuffa subiram o tom para defender seus pré-candidatos a prefeito; já Toninho Furlan discutiu com apoiador de Gil

O clima ficou quente na sessão desta terça-feira (30), na Câmara Municipal de Barueri. Faltando quase quatro meses para as eleições, o tema tem tomado conta do tempo destinado para as explicações pessoais dos vereadores e, por diversas vezes, termina em discussão entre os parlamentares e, até mesmo, visitantes que estão na Casa de Leis para assistir à sessão ordinária.

Desta vez, tudo começou quando o vereador Hélio Júnior (PL) foi até a tribuna e, durante a sua fala, mencionou que muitas pessoas não conhecem o pré-candidato a prefeito Beto Piteri (Republicanos), que foi secretário de Obras e vice-prefeito da gestão do prefeito Rubens Furlan (PSB). Ao seguir com a sua fala, Hélio Júnior fez questão de recordar que Beto Piteri foi prefeito no município de Jandira e que chegou a ser punido por irregularidades na gestão.

“Estava em um jogo no final de semana, no qual o Beto Piteri também estava e percebi que as pessoas não conhecem o Beto de Jandira, ninguém o cumprimentou. As pessoas não sabem que o Beto foi prefeito de Jandira. Esse ex-prefeito foi condenado a uma pena de oito anos e, após cumprir a pena, ele foi candidato a prefeito novamente e ficou em quarto lugar. As pessoas de Barueri não acompanham muito política, mas elas vão ficar sabendo.

Já o vereador Wilson Zuffa (Republicanos) fez questão de lembrar que Hélio Júnior era aliado do grupo de Furlan e que chegou a organizar uma festa de aniversário surpresa para o pré-candidato Beto Piteri. Ele ainda disse que teve parlamentares que almoçavam, abraçavam e faziam diversos elogios ao sucessor escolhido pelo atual prefeito Rubens Furlan.

“Meu amigo, vou te dizer para você parar de se preocupar com o que o Beto é, mas vou te dizer o que ele não é. O Beto Piteri não é ex-prefeito afastado por corrupção. Ele não é ex-prefeito investigado por lavagem de dinheiro. Ele não é ex-prefeito que deixou 21 pessoas cegas ao organizar um mutirão da catarata. Ele não é ex-prefeito que abandonou seu grupo. Então, o que o Beto é, ninguém tem medo de falar. Então, se preocupe com o que ele não é”, pontuou.

Os vereadores Keu Oliveira (PV), Cris da Maternal (PSDB), Rodrigo Rodrigues (Podemos), Thiago Rodrigues (PSB), entre outros, defenderam o pré-candidato Beto Piteri.

Confusão após o fim da sessão em Barueri

Mas o clima quente não ficou apenas no plenário. Apoiadores de Gil Arantes (União Brasil) acabaram se desentendendo com o presidente da Câmara de Barueri, o vereador Toninho Furlan (Solidariedade). O novo conflito ocorreu assim que foi declarada encerrada a sessão desta terça-feira (30), quando o presidente deixou a mesa diretora e foi em direção à plateia no plenário.

Diversas ofensas foram trocadas e uma confusão generalizada tomou conta do salão principal da Casa de Leis. Houve empurra-empurra, tapas em celular de quem filmava e um dos munícipes foi levado para fora do prédio. Alguns vereadores aparecem nas imagens tentando controlar a situação.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail