Search
Close this search box.
giro

Barueri é um dos líderes em ranking de competitividade dos municípios

Logo Giro
O município de Barueri começa a semana com máximas de apenas17°C (Uelson Henkell / Jornal Giro S/A)

Osasco, Santana de Parnaíba e Jandira também são destaque na 4ª edição do estudo feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Cajamar aparece pela primeira vez no levantamento

Na terça-feira (22), foi divulgada o Ranking de Competitividade dos Municípios 2023, estudo feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O relatório trouxe, mais uma vez, cidades da região metropolitana oeste da Grande São Paulo, que fazem parte do consórcio Cioeste*: Barueri, Osasco, Jandira, Santana de Parnaíba, São Roque, além de Cajamar, que passou a fazer parte das estatísticas este ano. O ranking considera municípios com população acima de 80 mil habitantes.

Caged de julho: Osasco, Barueri e outras oito cidades criaram mais de 6,3 mil empregos

Os municípios da região Sudeste possuem parcela expressiva entre as primeiras colocações no ranking geral, ocupando, inclusive, três entre as cinco primeiras posições no Ranking de Competitividade dos Municípios: São Paulo (SP), Barueri e São Caetano do Sul (SP). Na sequência, Campinas (SP), Vitória (ES), Santana de Parnaíba e Santos (SP) completam a lista das sete cidades representantes do Sudeste entre as dez mais competitivas do Brasil.

Confira os destaques de municípios da região

A 4ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões (Instituições, Sociedade e Economia).

Barueri

Nas três primeiras edições do Ranking de Competividade de Municípios, Barueri ocupou a liderança no Raking Geral. Em 2023, a cidade ocupa a 3ª colocação, ou seja, recuou duas posições. A análise das notas entre os cinco municípios mais bem posicionados permite constatar que Barueri deixou de ocupar a 1ª colocação devido ao breve recuo nas três dimensões do estudo: perdeu três posições em Instituições e Sociedade (ocupando agora 8ª e 29ª colocação, respectivamente) e recuou uma posição em Economia (3º colocado).

Na dimensão Economia, o município deixou de ser, pela primeira vez, o grande destaque do pilar de Inovação e dinamismo econômico (queda de uma posição, ocupando, agora, a 2ª colocação). Porém, permanece na liderança em Inserção econômica (1º lugar). Além disso, apesar de perder 27 posições, continua com bom desempenho em Capital humano (56ª colocação).

Nesta ediçãodo Ranking de Competitividade dos Municípios, Barueri permanece na liderança do pilar Sustentabilidade fiscal. A cidade apresenta bom desempenho nos indicadores de Dependência fiscal (10ª posição), Taxa de investimento (9º lugar) e Despesa com pessoal (13ª colocação).

Barueri também ocupa a 1ª colocação no pilar Inserção econômica., com vantagem expressiva em relação às demais cidades. A lista dos cinco municípios com melhor desempenho no pilar é composta somente por localidades das regiões Sudeste e Sul do País.

No pilar de Inovação e dinamismo econômico, Barueri ocupa a 2ª posição após recuar uma. O município se destaca pelo excepcional desempenho nos indicadores de Empregos no setor criativo, Crédito per capita, Complexidade econômica e PIB per capita (1ª, 13ª, 3ª e 4ª colocação, respectivamente). O município permanece apresentando bom desempenho nos indicadores Renda média do trabalho formal (avançou três posições e ocupa a 15ª colocação).

Leia também: Saneamento: ao lado de governador, Lins afirma que Osasco receberá R$ 900 milhões até 2029

Osasco

Osasco também aparece entre os cinco primeiros colocados no pilar de Inovação e dinamismo econômico do Ranking de Competitividade dos Municípios 2023. A cidade ocupa a 4ª posição após avançar uma colocação. O município se destaca principalmente pelo 1ª lugar no indicador de Crédito per capita, pelo desempenho em PIB per capita (14ª colocação), em Empregos no setor criativo (35ª colocação) e em Renda média do trabalho formal (22ª colocação).

A cidade apresentou expressivo ganho relativo no indicador de Crescimento da renda média do trabalho formal (ganhou 104 posições e ocupa a 9ª colocação).

Barueri é um dos líderes em ranking de competitividade dos municípios
Osasco destacou-se em Empregos no setor criativo e em Renda média do trabalho formal entre os municípios (Francisco Cepeda/Giro SA)

Santana de Parnaíba

A cidade destacou-se no pilar Sustentabilidade fiscal, com a 4ª colocação, porém recuando duas posições em relação à edição 2022 do Ranking de Competitividade dos Municípios. Santana de Parnaíba permanece com bom desempenho em dependência fiscal (12ª colocação, queda de uma posição), preservou seu desempenho relativo em endividamento (41ª colocação) e tem em despesa com pessoal o principal tema de melhoria para o município no pilar (110º lugar, queda de 27 posições).

Jandira

Todos os cinco municípios com melhor desempenho no pilar Segurança pertencem ao Estado de São Paulo, entre eles Jandira, que passou a ocupar a 5ª colocação no pilar após avançar seis posições. O município apresentou seu melhor desempenho em mortalidade nos transportes (3º lugar, avanço de cinco posições), e seu maior avanço em morbidade nos transportes (avanço de 54 posições).

Segurança: Em rápida ação, GCM de Jandira impede roubo de caminhão e prende quadrilha.

Cajamar

A cidade de Cajamar é estreante nesta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios. No ranking geral, aparece na 90ª colocação. Na dimensão Economia ficou no 56º lugar.

São Roque

Entre os cinco municípios que mais perderam posições no ranking geral está São Roque. A cidade ocupa o 275ª lugar, perdendo 126 posições após o recuo nas dimensões Instituições (-204 posições), Sociedade (-13 posições) e Economia (-2 posições).

LEIA TAMBÉM: SERVIÇOS: Barueri, Osasco e mais dez cidades geram saldo de quase 14 mil vagas de emprego no 1º semestre.

Sobre o ranking de Competitividade dos Municípios

A 4ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisou 410 municípios brasileiros (7,36% do universo de cidades) com população acima de 80 mil habitantes. Levou-se em conta a prévia da população baseada nos dados do Censo Demográfico de 2022 coletados até 25/12/2022. Considerando isto, nesta edição 13 cidades passaram a compor o recorte populacional em análise, entre eles Cajamar. Já 18 deixaram de participar do estudo da CLP. Em conjunto, os 410 municípios em análise correspondem a 60,19% da população brasileira.

*Fazem parte do Cioeste as cidades de Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vergem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail