Porém, projeto com estações na região de Alphaville, pode demorar mais de 15 anos para ser implantado; confira mais detalhes
Um dos principais problemas de Alphaville, bairro dividido entre os municípios de Barueri e Santana de Parnaíba, é a mobilidade urbana. Moradores e flutuantes, aqueles que apenas trabalham na área, reclamam constantemente de tráfego lento, principalmente nos horários de pico.
Mas, será que com a chegada do trem a Alphaville, o trânsito tende a melhorar? Boa pergunta. Há especialistas que acreditam que um novo meio de locomoção pode ajudar a desafogar o trânsito próximo ao Centro Comercial e ao Shopping Tamboré, por exemplo. Mas, a chegada dos trilhos pode demorar a se concretizar.
Estamos falando da futura Linha 24-Quartzo da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que contempla três estações na região de Alphaville: Rio Negro, Araguaia e Tamboré.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
Alphaville
O documento “Contratação de Consultoria Técnica Especializada para a Elaboração do Plano Integrado de Transporte Urbano da RMSP PITU 2040” relata as estações previstas para a futura Linha 24-Quartzo. O eixo de transporte deve interligar as estações Rio Negro e Campo Limpo, na capital paulista. O projeto prevê 20 estações, atravessando as cidades de São Paulo, Osasco, Carapicuíba e Barueri.
Segundo o portal Via Trolebus, o trecho com maior demanda será entre as estações Sanazar e Jardim D’Abril. A linha poderá transportar cerca de 770 mil passageiros por dia, com trens a cada 3 minutos.

Obra pode demorar mais de 15 anos
Segundo o Governo de SP, o PITU 2040 tem como objetivo desenvolver, para os próximos 20 anos, a política de mobilidade do Estado para a Região Metropolitana de São Paulo. isto inclui a definição da rede de transporte público de passageiros para atender às necessidades de deslocamentos urbanos, além dos investimentos e ações necessários para implantação desta política.
No final de maio, o governador Tarcísio de Freitas lançou o programa SP nos Trilhos. A Linha 24-Quartzo não aparece nos documentos, mas faz parte do PITU 2040.
Com informações do portal Via Trolebus.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, a cidade de Jundiaí.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.