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Alphaville: a mobilidade urbana é um dos grandes desafios do bairro

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Obras viárias prometem desafogar o trânsito de Alphaville (Uelson Henkell/Giro S/A)

Pontes, novas vias e alças de acesso são construídas. Arquiteto e urbanista defende soluções mais a longo prazo para melhorar a mobilidade

Com ares de cidadezinha do interior, Alphaville sofreu transformações e ganhou ares de metrópole, acendendo um alerta para a questão da mobilidade urbana no bairro e em seu entorno. Moradores e flutuantes reclamam do trânsito, o que torna um desafio às gestões municipais.

As prefeituras têm realizado obras viárias para tentar desafogar o trânsito, como a recente expansão de faixas no trecho da avenida Yojiro Takaoka que dá acesso ao Centro de Apoio II, sentido Residencial 11, em Santana de Parnaíba. Já Barueri ganhou alças de acesso, como a da ponte Akira Hashimoto, que permite chegar à Via Parque. As cidades investiram também em pontes, novas avenidas e duplicação de vias.

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Mobilidade urbana: soluções a longo prazo

Além disso, duas pontes estão sendo construídas paralelamente à ponte Guilherme de Almeida, sobre o rio Tietê, e fazem parte do projeto de ampliação das marginais da rodovia Castello Branco. As obras da concessionária CCR ViaOeste incluem faixa adicional e remodelação dos trevos de acesso a Barueri e Alphaville. O investimento é de R$ 815 milhões.

Para o arquiteto e urbanista Cléverson Fiuza, a mobilidade urbana precisa ter soluções mais a longo prazo. Fiuza defende a criação de um anel viário em torno de Alphaville e Tamboré, capaz de absorver o movimento externo que passa por dentro dos dois bairros, além de movimentações futuras. “É preciso agir com energia e altos investimentos. Precisamos de uma complexa operação urbana”, afirma o urbanista. Com parte do anel viário, o arquiteto sugere a construção de um túnel dentro do terreno do Colégio Presbiteriano Mackenzie, com um boulevard sobre ele.

Alphaville: a mobilidade urbana é um dos grandes desafios do bairro
Remodelação do trevo de Alphaville faz parte do projeto de ampliação das marginais da Castello Branco (Divlugação/CCR ViaOeste)

Região de Alphaville pode ganhar novas vias e acessos

Alphaville ganhará novos edifícios nos próximos anos no complexo Alphagran, na avenida Andrômeda, em Barueri. Um estudo de impacto no tráfego e de dimensionamento do sistema viário foi apresentado em audiência pública, com melhorias a curto e longo prazo.

Instalação de semáforos sincronizados, construção de alargamentos e mudança no sentido de vias são algumas sugestões. A pesquisa inclui a construção de uma possível via pública na avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, em Santana de Parnaíba, que se conectaria ao sistema viário do 18 do Forte, em Barueri, desafogando um pouco a avenida Paiol Velho e impactando na região do Alphagran.

Alphaville: a mobilidade urbana é um dos grandes desafios do bairro
Gestões municipais investem em pontes, vias de acesso e duplicação de vias (Ana Carolina Guice/Secom Barueri)

Trem pode chegar a Alphaville

O Plano Integrado de Transporte Urbano (PITU 2040) inclui a Linha 24-Quartzo, interligando as estações Rio Negro e Campo Limpo, em São Paulo. O projeto prevê 20 estações, três delas na região: Rio Negro, Araguaia e Tamboré. O PITU 2040 tem o objetivo de desenvolver, para os próximos 20 anos, a política de mobilidade para a Região Metropolitana.

A nova linha não aparece nos documentos do programa SP nos Trilhos, lançado em maio. Logo, a chegada do trem pode demorar mais de 15 anos.

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A linha interligaria as estações Rio Negro e Campo Limpo, na capital paulista (Divulgação/Governo do Estado de SP)

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