Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Ajude seu Município trazendo parte do seu Imposto de Renda de volta

Logo Giro
A partir de junho, o contribuinte que não fez a declaração estará sujeito a multa por atraso (Joédson Alves/Agência Brasil)

Os municípios com maiores destinações do Imposto de Renda em 2023 foram Cotia, Embu das Artes e Osasco.

O prazo para entrega da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) está acabando – o último dia é sexta-feira, dia 31 de maio. A partir de junho, o contribuinte que não fez a declaração estará sujeito a multa por atraso.

Os contribuintes que dentro do prazo fizerem a declaração no modelo completo (denominada na DIRPF como opção “Por deduções legais”) podem destinar parte do imposto devido para fundos sociais de seus próprios municípios.

Basta o contribuinte clicar em “Doações Diretamente na Declaração” após preencher seus rendimentos e deduções. A tela exibirá uma aba para destinações a Fundos dos Direitos da Criança e Adolescente (FDCA) e outra para a aba Fundos dos Direitos do Idoso (FDI). Cada fundo pode receber até 3% do imposto devido (limite global de 6%) e o próprio programa calcula o valor limite, descontando a destinação do imposto a ser pago ou acrescentando à restituição a ser recebida.

 Após a transmissão da DIRPF, o programa vai gerar um DARF para cada fundo social, que devem ser pagos até a próxima sexta-feira para efetivar a opção do contribuinte. Sem o pagamento no prazo, a destinação perde validade.

 Na jurisdição da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Osasco, as destinações de 2023 somaram apenas R$ 1.604.553,20.

Os municípios com maiores destinações foram Cotia, Embu das Artes e Osasco.

Confira a lista:

Ajude seu Município trazendo parte do seu Imposto de Renda de volta

Com informações da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Osasco-SP

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail