Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Tragédia no RS: Correios recebem doações para vítimas

Logo Giro
tragédia no rs correios
A empresa estatal transportará gratuitamente os donativos, sem nenhum custo aos doadores (Fernando Frasão/Agência Brasil)

Além disso, os Correios irão doar objetos de refugo que estavam sob sua guarda para vítimas da tragédia no RS; saiba mais

Para ajudar as vítimas das fortes chuvas no estado do Rio Grande do Sul, agências dos Correios, do estado de São Paulo, estão recebendo doações para as vítimas. A empresa pública transportará gratuitamente os donativos, sem nenhum custo aos doadores.

Podem ser doados alimentos não perecíveis, água, produtos de limpeza e higiene pessoal, roupas, cobertores, travesseiros, colchonetes, ração para animais e sacos para lixo, entre outros itens.

Além disso, os Correios irão doar objetos de refugo que estavam sob sua guarda. Esses itens passaram por todas as tentativas de entrega aos destinatários, não foram procurados por eles, nem pelos remetentes e já ultrapassaram o prazo de 90 dias para reclamação, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Neste caso, os desabrigados pela catástrofe climática, e residem dos municípios gaúchos, receberão itens de vestuário e utensílios domésticos. Junto a isso, o órgão também disponibilizou caminhões e empregados, para auxiliar a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, afirmou que a iniciativa cumpre a obrigação da empresa pública de contribuir para enfrentar a crise no Rio Grande do Sul. “Estamos colocando nossa estrutura logística a serviço da população, atuando de todas as formas que a Defesa Civil Nacional e do estado solicitarem”.

Tragédia do RS: doações pelos Correios e via PIX

doações pix tragédia no rs
Doações podem der feitas via PIX (Divulgação/Governo do Rio Grande do Sul)

Já para quem optar pelas doações via transferências bancárias, além da ação dos Correios, o Governo Estadual do Rio Grande Sul está recebendo donativos por Pix. As doações podem ser feitas na chave Pix de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), de número 92.958.800/0001-38.

A conta é vinculada ao Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul) e havia sido utilizada no ano passado, quando as chuvas causaram estragos significativos no estado durante o mês de setembro, em especial nas cidades do Vale do Taquari.

Leia Mais: Doações às vítimas das enchentes no RS podem ser deixadas na Câmara de São Roque

“Com o canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança aos doadores e amplia a transparência da alocação do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público”, ressalta a gestão executiva estadual do Rio Grande do Sul.

As chuvas no estado deixaram 95 mortos e mais de 130 desaparecidos até o fim da manhã desta terça-feira (7), conforme o último boletim divulgado. O número de feridos já passa de 370.

*com informações da Agência Brasil e G1.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail