Search
Close this search box.
giro

Voa Brasil: 44% das passagens vendidas são para cidades do Sudeste

Logo Giro
Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), os números de venda de bilhetes estão em expansão (Reprodução/Instagram)

No total, foram comercializados em torno de oito mil voos, por volta de 0,26% dos três milhões de bilhetes disponibilizados; saiba mais

O programa Voa Brasil, do governo federal, comercializou em torno de oito mil voos, com passagens a preços até R$ 200, desde que foi lançado no final do mês de julho deste ano. O dado corresponde a cerca de 0,26% dos três milhões de bilhetes disponibilizados, nesta fase inicial, a 23 milhões de aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), independentemente da faixa de renda, e que não tenham viajado nos últimos 12 meses.Voa Brasil: 44% das passagens vendidas são para cidades do Sudeste As informações são da Agência Brasil.Voa Brasil: 44% das passagens vendidas são para cidades do Sudeste

Do total de passagens vendidas pelo Voa Brasil, 44% dos bilhetes concentram-se em cidades das regiões Sudeste e 41% no Nordeste. As cidades mais procuradas são: São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Salvador. Fora do eixo Sudeste-Nordeste, Brasília é uma das localidades com alta procura de voos por parte do público-alvo do programa.

O Voa Brasil é realizado por meio de uma parceria do MPor com as principais companhias aéreas do país. Portanto, não há custo para o governo federal com a oferta das passagens. Apesar do baixo número de vendas de passagens, o MPor comemorou que o programa teve mais de 500 opções de trechos vendidos para mais de 60 cidades brasileiras.

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), os números de venda de bilhetes estão em expansão. “A plataforma recebeu mais de 100 mil acessos até agora, ou seja, há interesse por parte dos aposentados. Os números vão crescer, de acordo com a oferta e publicidade do programa”, prevê o MPor.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Voa Brasil: maioria de SP

A maior parte das viagens tem origem nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro. Em relação aos aeroportos regionais, destaque para os terminais de Petrolina, em Pernambuco, Vitória da Conquista, na Bahia, e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

“Faremos com que muitos aposentados viajem pelo país, sobretudo, nesse momento de crescimento da nossa aviação. Nós esperamos, nessa primeira fase de programa, incluir mais de 1,5 milhão de turistas que nunca viajaram de avião”, afirma Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos.

Voa Brasil: 44% das passagens vendidas são para cidades do Sudeste
Podem participar do Voa Brasil aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), independentemente da faixa de renda (Divulgação/Freepik)

Como comprar

O programa tem voos para todos os estados brasileiros, alguns operados por mais de uma companhia aérea. Os aposentados do INSS podem conferir as ofertas de bilhetes aéreos e outras informações no site oficial do programa [ https://www.gov.br/portos-e-aeroportos/pt-br/assuntos/conheca-o-voa-brasil  ] .  Para acessar o sistema, é preciso ter conta perfil ouro ou prata no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.Br.

Caso não encontre voo para a cidade desejada, o interessado dece pesquisar por um município próximo e/ou em datas alternativas para a próxima viagem. A dica do MPor é, por exemplo, buscar a ida e a volta por empresas diferentes, para aumentar a possibilidade de encontrar passagens nas datas desejadas.

Recomenda-se ainda planejar as viagens com antecedência e dar preferência a dias de menor procura, como as de terça a quinta-feira, além de períodos de baixa temporada, entre março e junho ou agosto e novembro.

O benefício é pessoal e intransferível, ou seja, apenas o titular poderá realizar a viagem. O limite de R$ 200 por trecho não inclui as tarifas de embarque cobradas no momento do pagamento, que variam conforme o aeroporto. As passagens adquiridas pelo Voa Brasil dão direito a uma bagagem de mão (de até 10 quilos) e uma bolsa ou mochila pequena.

Com informações da Agência Brasil.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail