Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

ViaMobilidade protocola no MP proposta de investimento nas Linhas 8 e 9 de Osasco e região

Logo Giro
Linhas 8 e 9, concedidas à ViaMobilidade, passam por cinco cidades da região oeste (Rovena Rosa / Agência Brasil)

No total, concessionária que administra linhas de trens prevê investir cerca de R$ 87 milhões para melhorar a infraestrutura da operação que atende diversas cidades da região oeste

A ViaMobilidade protocolou na segunda-feira (17) uma proposta de acordo que prevê um total de R$ 87 milhões que deverão ser investidos em melhorias na infraestrutura das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. A proposta foi apresentada após, na última quinta-feira (13), o govenador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ter solicitado Ministério Público (MP) uma nova chance para a concessionária.

O MP atendeu ao pedido e determinou que a empresa privada apresentasse um plano de investimento com resultados rápidos para as linhas, além do pagamento de indenização pelas falhas acumuladas, até esta segunda. Se for considerada uma proposta factível, as negociações com a ViaMobilidade terão continuação. Caso contrário, o MP afirmou que pedirá a extinção do contrato na Justiça.

LEIA TAMBÉM: Governo realinha concessão com ViaMobilidade, que gerencia linhas de trens de Osasco e região

O plano apresentado na segunda prevê o investimento em cinco frentes e intervenções em duas estações que fazem parte das 12 cidades que integram um consórcio de municípios da região oeste. Em Barueri, a estação Antônio João receberá implantação de novas escadas rolantes, elevadores, mezanino, sanitários e bicicletário. Já na estação Presidente Altino, em Osasco, haverá instalação de passarelas nas extremidades das plataformas.

Além disso, também estão previstas intervenções nas seguintes estações: na estação Barra Funda será realizada a ampliação do mezanino e instalação de escadas rolantes e na estação Primavera Interlagos haverá ampliação do número de catracas e da cobertura externa. Também haverá investimento no sistema de informação com a implantação de tecnologia ao longo das linhas para dar informação em tempo real aos passageiros sobre chegada e partida dos trens por meio da leitura de QR Code.

MP investiga falhas da ViaMobilidade

O MP investiga a sequência de falhas na operação desde que a concessionária ViaMobilidade assumiu linhas de trem. Nas vistorias, equipes identificaram vários problemas, entre eles, dormentes de madeira em estado avançado de degradação; falta de parafusos em trechos dos trilhos; trilhos desgastados; trilhos sem grampo de fixação; falta de poda da vegetação ao longo das vias.

Em relatório, o MP sugeriu a troca de trilhos e aparelhos de mudança de via desgastados ou danificados e conclui que a concessionária deve acelerar as ações de melhorias nas linhas, além de antecipar a proficiência dos funcionários e obter o auto de vistoria dos bombeiros.

ViaMobilidade protocola no MP proposta de investimento nas Linhas 8 e 9 de Osasco e região
Estações de Osasco e Barueri devem passar por intervenções (Divulgação/ViaMobilidade)

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.