Seguiu para sanção ou veto do prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), o Projeto de Lei 5/2021, que autoriza o Poder Executivo a instituir o serviço de Hospital Veterinário Público no município. A proposta de autoria dos vereadores Edson Silva (Repub), Luis Gustavo Napolitano (PSD), Johny Santos (PMN), Marcinho Prates (SD) e vereador atualmente licenciado Sergio Folha (PV)foi aprovada na sessão Câmara Municipal desta terça-feira (18).
Segundo o projeto, além de consultas, o serviço oferecerá tratamentos veterinários, como castrações e cirurgias. Para isso, a matéria autoriza o Município a celebrar convênios ou parcerias com entidades ligadas à causa animal, como ONGs, associações, universidades, empresas públicas ou privadas.
Além do bem-estar dos pets, a medida visa minimizar problemas como a transmissão de doenças entre animais e humanos. “Devemos olhar os animais por vários prismas, entre eles as questões de zoonoses e controle populacional, que podem trazer dificuldades severas ao Município, pois estamos falando de questões relacionadas à saúde pública e ao meio ambiente”, justificaram os autores.







