Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Vereador de Embu das Artes é cassado após chamar colegas de “ratos”

Logo Giro
Abidan Henrique teve o mandato de vereador cassado após vídeo chamando os demais parlamentares de "ratos" (Reprodução/Redes Sociais)

Abidan Henrique, parlamentar de oposição, foi acusado de quebra de decoro na Câmara de Embu das Artes; ele ingressará com recurso

O vereador Abidan Henrique (PSB), único parlamentar de oposição entre os 17 membros da Câmara Municipal de Embu das Artes, foi cassado nesta quarta-feira (28), após ter sido acusado de quebra de decoro parlamentar. O episódio que levou ao processo de cassação ocorreu na sessão que deveria ter ocorrido no dia 11 de outubro.

O parlamentar planejava um discursou para denunciar a gestão do prefeito Ney Santos (Republicanos), por ter transferido cerca de R$ 2 milhões em recursos da Saúde para custear um festival com a apresentação de artistas como Wesley Safadão, Leonardo e a dupla Jorge e Mateus.

Festival em Embu das Artes

Antes da realização do o festival de música sertaneja Embu Country Fest, Abidan Henrique pediu na Justiça a suspensão do evento pois os gastos seriam excessivos. No pedido, ele juntou documentos sobre dívidas nas contas públicas, sobretudo na área da saúde. Na ocasião, a juíza Barbara Carola Hinderberger Cardoso de Almeida acatou o pedido, porém revogou sua própria decisão no mesmo dia, a data de início do festival, pois os cachês já estavam pagos. Com isso, a festa foi realizada sem impedimentos.

LEIA TAMBÉM: Adolescente morre ao ser levado por enxurrada em Embu das Artes

Embu das Artes: vídeo motivou pedido de cassação

Diante da situação, os demais vereadores não compareceram a sessão que foi cancelada por falta de quórum. Então, em um vídeo nas redes sociais, Abidan Henrique disparou contra os demais parlamentares. “Os vereadores foram em bando, embora, como ratos”, disse na publicação.

Diante da fala, foi protocolado uma ação de cassação que foi assinado por Betinho Souza (PSD), 1º secretário da Mesa Direiora da Câmara do município, que assume a presidência nas ausências do vereador Gilson Oliveira (Republicanos), atual ocupante do cargo.

Após a aprovação de sua cassação, Abidan voltou a se manifestar nas redes sociais. “Porque nós denunciamos que o prefeito tirou dinheiro da saúde e da segurança pública, [ele] fez essa covardia, só porque tem maioria na Câmara”, afirmou.

Vereador de Embu das Artes é cassado após chamar colegas de "ratos"
Câmara de Embu das Artes (Divulgação/CMEA)

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

+SIGA os canais de notícias do Giro no WhatsappTelegram e Linkedin.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.