Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Vargem Grande Paulista renova frota da tarifa zero com ônibus 100% elétrico

Novos ônibus elétricos

Nova frota iniciou operação na 2ª feira com sustentabilidade e inovação no transporte público; cidade é uma das primeiras a implantar a tarifa zero

A Prefeitura de Vargem Grande Paulista renovou a frota do transporte público e programa Tarifa Zero, que agora conta com ônibus zero km e 100% elétricos. Os novos veículos começaram a operar nesta segunda-feira (15/4), reforçando o compromisso do prefeito Josué Ramos com a qualidade, acessibilidade e a sustentabilidade do serviço de transporte público municipal.

“É um orgulho ver Vargem Grande Paulista sendo a primeira cidade brasileira com tarifa zero, ônibus zero km e emissão zero. Inovamos e modernizamos este importante serviço que traz diversos benefícios econômicos e ambientais para a cidade”, afirmou o prefeito Josué Ramos, ao apresentar a nova frota à população.

O lançamento da nova frota foi realizado no ultimo dia 13, em frente à nova Prefeitura, com a presença da deputada estadual Analice Fernandes, do ex-prefeito de Taboão da Serra Fernando Fernandes, dos vereadores de Vargem Grande Paulista Ferrugem e Marcelo Lenha, além dos secretários e diretores municipais, entre outros.

Segundo Josué, esta iniciativa posiciona mais uma vez Vargem Grande Paulista como referência em inovação na mobilidade urbana. “Já somo referência para dezenas de cidades com o pioneirismo do ônibus de graça e, agora, também seremos em sustentabilidade com um novo padrãoemtecnologia totalmente nacional e sustentável”, destacou.

Vargem Grande Paulista renova frota da tarifa zero com ônibus 100% elétrico

Os ônibus têm tecnologia de tração elétrica e integração Eletra, carroceria Caio eMillennium, motor elétrico e baterias WEG – todas elas empresas brasileiras – e chassis Mercedes Benz, fabricados em São Bernardo do Campo (SP). “Importante destacar que esses ônibus têm emissão zero de poluentes, e a nossa empresa é a única que produz ônibus elétrico 100% brasileiro, com peças, engenharia, desenvolvimento 100% nacional, por isso é um grande orgulho participar desse projeto”, destacou a presidente da Eletra, Milena Braga Romano.

Entre as novidades da nova frota estão os ônibus elétricos, que contam com: piso baixo com acessibilidade por meio de rampa, ar-condicionado, vidro colados, tomadas USB para recarga de celulares, espaço para cadeira de rodas/cão guia, bancos para pessoas com deficiência, baixo nível de ruído zero emissão de poluentes, entre outros.

Vargem Grande Paulista foi o primeiro município na Região Metropolitana de São Paulo a oferecer transporte público gratuito e, agora, a primeira cidade brasileira a combinar a gratuidade com veículos zero km e emissão zero. 

A nova frota, composta por ônibus elétricos, a diesel e articulados, não só amplia a capacidade de atendimento, mas também estabelece um novo padrão de tecnologia nacional e sustentável, consolidando a cidade como um exemplo de inovação em mobilidade urbana.

TARIFA ZERO

O programa Tarifa Zero foi implantado em Vargem Grande Paulista em novembro de 2019, sendo a primeira cidade da Região Metropolitana de São Paulo a utilizar transporte público gratuito. Nesses quatro anos, o número de passageiros teve um aumento surpreendente de 36 mil para mais de 120 mil usuários mensais, o que exigiu a ampliação da frota de ônibus. 

A Prefeitura ampliou de 7 para 14 ônibus, e o número de linhas de 4 para 7. Além disso, um Terminal Urbano de Ônibus também foi construído na região central da cidade, por onde passam todas as linhas integrando todos os bairros.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail