Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Tim ativa sinal de cobertura do 5G para Barueri e outras quatro cidades da Região Oeste

Logo Giro
O 5G puro oferece velocidade dez vezes mais veloz que o 4G (Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

Desde 1º de janeiro deste ano, a tecnologia teve sua operação iniciada em Osasco, pois estava dentro do pacote de 20 municípios com mais de 500 mil habitantes aptas a receber a frequência

A operadora Tim ativou o sinal de cobertura do 5G para cinco cidades da Região Oeste da Grande São Paulo. São elas: Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi e Santana de Parnaíba. As informações foram divulgadas na quinta-feira (3).

Segundo a empresa, as localidades são consideradas importantes centros populacionais e econômicos. Com as ativações, a empresa chegou a 25 cidades cobertas no estado, incluindo a capital paulista, e mais de 100 no país.

Desde 1º de janeiro deste ano, a tecnologia teve sua operação iniciada em Osasco, pois estava dentro do pacote de 20 municípios com mais de 500 mil habitantes. As cidades foram liberadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no qual prestadoras passem a oferecer o sinal da internet móvel de 5ª geração.

“Seguimos firme com o propósito de ter a maior e melhor rede 5G do país, assim como já acontece com outras tecnologias, como o 4G. A TIM hoje já cobre mais de 40% de toda a população urbana brasileira, oferecendo uma experiência superior a seus clientes, e continuaremos ampliando a presença da TIM gradativamente em todas as regiões de São Paulo, do litoral ao interior”, afirma Fábio Reis, Diretor comercial da TIM São Paulo.

Leia Mais: Carapicuíba: Grupo Avenida inaugura na sexta (4) sua 1ª loja no Estado de SP

Segundo a Agência Brasil, intitulada de “standalone” ou SA, o 5G puro oferece velocidade dez vezes mais veloz que o 4G, além de menor tempo de latência (atraso) na resposta a comandos dos usuários, como download de filmes, séries ou melhoria em ações, jogos online.

Outras localidades, como Ribeirão Preto, Piracicaba, Limeira, Indaiatuba, Barretos, Diadema, Praia Grande, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Suzano e Taboão da Serra, também tiveram a tecnologia ativada.

Utilização do sinal 5G

Para ter acesso ao 5G, os moradores cidades não precisam trocar de chip (Tânia Rego/Agência Brasil)
Para ter acesso ao 5G, os moradores cidades não precisam trocar de chip (Tânia Rego/Agência Brasil)

De acordo com a Tim, para ter acesso à tecnologia 5G, os moradores cidades não precisam trocar de chip, bastando ter um smartphone compatível com a tecnologia. Atualmente, a empresa tem 6,4 mil antenas licenciadas para irradiação da frequência digital.

Leia Mais: Grupo Carrefour Brasil, sediado em Barueri, registra vendas de R$29 bilhões

“Com velocidades até cem vezes superior à do 4G, a chegada do 5G beneficiará também a economia local das novas cidades atendidas, graças à possibilidade de automação do agronegócio e às facilidades para a população, incluindo saúde e educação à distância, trabalho em home-office, desenvolvimento do comércio eletrônico e de produtos artesanais locais”, reiterou a companhia.

*A região oeste da Grande São Paulo é formada pelas cidades de Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, São Roque, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista

Siga o perfil do jornal GIRO no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail