giro

Saúde: Tarcísio de Freitas entrega Hospital Regional de Barueri nesta segunda (23)

Logo Giro
Hospital Regional de Barueri abre as portas para os pacientes nesta segunda-feira (23) (Divulgação/Governo do Estado de São Paulo)

Governador Tarcísio de Freitas fará a entrega da unidade que foi construída em parceria com a Prefeitura de Barueri.

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) inaugura nesta segunda-feira (23), às 10h30, o Hospital Regional Rota dos Bandeirantes, em Barueri. A unidade será referência de atendimento em saúde para 1,8 milhão de moradores na região, que inclui ainda Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba.

No começo do mês de novembro, o governador Tarcísio de Freitas gravou um vídeo ao lado do deputado estadual, Gerson Pessoa (Podemos), onde confirmou que o Hospital Regional de Barueri seria inaugurado em dezembro. O gestor estadual também falou sobre a escolha do Sírio-Libanês para administrar a unidade.

“Em dezembro vamos inaugurar o nosso hospital que está prontinho. Quem vai operar a nossa unidade de Barueri será o Sírio Libanês. Então, será o padrão Sírio Libanês que nossos usuários do SUS terão acesso”, explicou o governador na ocasião.

Mais detalhes sobre o Hospital Regional de Barueri

Hospital Regional de Barueri deve iniciar os trabalhos em novembro

Novo equipamento terá capacidade para 1.100 internações (Benjamim Sepulvida/Secom Barueri)

O Hospital Regional conta com uma área de 41.000 metros quadrados e possuirá 356 leitos, dos quais 50 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), com atendimentos em oncologia com quimioterapia e radioterapia, além de cardiologia, ortopedia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia bariátrica.

Além disso, empreendimento com oito salas cirúrgicas, 16 poltronas de quimioterapia e 20 consultórios; leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA), Pronto Atendimento com 28 leitos de observação, Hospital-Dia com 20 leitos, salas equipadas com tomografia e ressonância magnética; parque tecnológico de última geração com acelerador linear, hemodinâmica e aparelhagem completa e digital, dentre outras áreas específicas.

O Hospital Regional de Barueri será referência para a população da Região Oeste da Grande São Paulo e atenderá também os pacientes dos municípios de Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba.

Pronto-socorro do Hospital Regional de Barueri

Assim como ocorre em outras unidades vinculadas ao governo do Estado de São Paulo, como o Hospital Regional, onde não há atendimento sem triagem no pronto-socorro, também há a possibilidade de o pronto-socorro do hospital construído em Barueri seguir o mesmo modelo.

Neste formato, a unidade não atende o paciente que busca atendimento na porta da unidade, ou seja, o atendimento no PS só acontece quando o paciente chega de ambulância ou por meio de transferências realizadas via sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

O empreendimento conta com investimento do Governo de SP é de R$ 125 milhões, de um total de R$ 229,1 milhões investidos para a unidade, que conta também com recursos do município.

Hospital Regional de Barueri: Sírio-Libanês irá administrar outros espaços

Além do Hospital Regional de Barueri, O Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) irá assumir a gestão de outros dois hospitais públicos no estado de São Paulo: o Hospital Geral de Taipas (HGT) e o Hospital Geral Vila Penteado (HGVP).

Com a ação, a entidade amplia sua administração de aproximadamente 640 leitos em 2023 para 1.289 leitos operacionais no Sistema Único de Saúde (SUS).

 “A gestão destas unidades do SUS é um marco significativo para nós, refletindo nosso empenho contínuo em oferecer serviços de alta qualidade e atendimento humanizado para a população de São Paulo,” afirma Carolina Lastra, diretora-executiva do IRSSL. “Estamos trazendo toda a nossa expertise do setor privado para o SUS, assegurando que cada paciente tenha acesso ao melhor cuidado possível,” acrescenta.

Segundo o Secretário Estadual da Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Eleuses Paiva, estes hospitais são extremamente estratégicos para a saúde da população de São Paulo.

“Contar com o apoio e a experiência da equipe do Sírio-Libanês fará toda a diferença na gestão destas unidades. Esta integração entre o poder público e o privado fortalece a capacidade de resposta do SUS em São Paulo, especialmente em áreas críticas como oncologia, cardiologia e saúde mental. A população ganha em qualidade e agilidade no atendimento”, explica Dr. Eleuses. Barueri, Hospital.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e São Paulo.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail