Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Saúde: UBSs passam a funcionar até às 20h em Osasco

Logo Giro
Atendimento odontológico está entre as especialidades oferecidas na UBS Luciano Rodrigues Costa, em Osasco (Divulgação / Secom / PMI)

Prefeito Rogério Lins anunciou a medida em resposta às reclamações de moradores que não conseguiam atendimento após saírem do trabalho

Desde segunda-feira, (3/7), quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Osasco, localizadas nos bairros Jardim Roberto, Metalúrgicos, Olaria do Nino e Munhoz Júnior passaram a funcionar em horário estendido, das 7h às 20h. O prefeito do município, Rogério Lins (Podemos), anunciou a medida em resposta às reclamações de moradores que não conseguiam atendimento após saírem do trabalho, devido ao horário de funcionamento anterior, das 7h às 16h.

LEIA TAMBÉM: Ônibus da EMTU passa a aceitar cartões de crédito ou débito

“A decisão foi tomada para atender às necessidades da população. Gradualmente, todas as UBSs também terão horário estendido”, afirmou Lins. Além dessas quatro unidades, outras UBSs da cidade, como Santa Maria Goretti (Bela Vista), Darcy Alves E. Robalinho (Jardim Ayrosa) e Neide Alves da Silva (Cidade das Flores), já operavam até às 20h.

UBS Irmã Águeda Maria Jaime – Olaria do Nino
Rua Alagoana, 100 

UBS Luciano Rodrigues Costa – Jardim Roberto 
Praça Maria José da Silveira, 100 

UBS Guilhermina de Nóbrega Abreu – Metalúrgicos 
Rua Espedito Izídio Andrade, 512 

UBS Emília Cosme Cerqueira – Munhoz Júnior II 
Rua Aílton de Oliveira, 171 

Osasco oferece mais de 30 UBSs para atender população

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) são unidades de atenção primária à saúde presentes no sistema de saúde de todo o Brasil. Elas têm como objetivo oferecer serviços básicos de saúde para a população, de forma acessível e próxima às comunidades locais. Com população estimada em mais de 740 mil pessoas, Osasco possui mais de 30 unidades básicas de saúde para atender seus moradores (veja aqui os locais).

Essas unidades são responsáveis por oferecer serviços de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação em saúde, abrangendo diversas áreas como clínica geral, pediatria, ginecologia, enfermagem, odontologia, entre muitas outras especialidades. Os serviços de saúde disponíveis podem incluir:

  1. Consultas médicas e de enfermagem;
  2. Vacinação;
  3. Pré-natal e acompanhamento da saúde materno-infantil;
  4. Planejamento familiar;
  5. Atendimento de urgência e emergência básica;
  6. Monitoramento de doenças crônicas;
  7. Cuidados preventivos, como exames de rotina e detecção precoce de doenças;
  8. Orientação sobre hábitos saudáveis e promoção da saúde.

Além disso, as UBSs também são responsáveis por encaminhar os pacientes para serviços de saúde de maior complexidade, como hospitais e especialistas.

Essas unidades desempenham papel fundamental no sistema de saúde, sendo a porta de entrada para a maioria das pessoas que necessitam de assistência médica. Elas visam oferecer um atendimento integral e de qualidade, com foco na prevenção de doenças e na promoção da saúde da população atendida.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,4 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail