Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Ônibus da EMTU passa a aceitar cartões de crédito ou débito

Logo Giro
Com a ampliação, a modalidade de pagamento estará disponível em 100% da frota de linhas da EMTU da região metropolitana de São Paulo (Felipe Barros / ExLibris / PMI)

Na 1ª primeira quinzena de julho, o pagamento por aproximação estará disponível em mais de 4 mil ônibus da Região Metropolitana de São Paulo

Os ônibus que operam nas linhas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) na capital paulista e região metropolitana de São Paulo estão implementando um novo método de pagamento por aproximação.

Agora, os passageiros têm a opção de embarcar utilizando cartões de crédito ou débito, simplesmente aproximando-os no validador, localizado diretamente na catraca do veículo. Além dos cartões com essa tecnologia, também será possível utilizar celulares e relógios smartwatches.

Essa modalidade de pagamento por aproximação, também conhecida como EMV, já está disponível, em formato piloto, em 1.022 ônibus das operadoras Next Mobilidade, Viação Miracatiba e Viação Raposo Tavares.

A ABASP (Associação de Apoio e Estudo da Bilhetagem e Arrecadação nos Serviços Públicos de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo) está expandindo o recurso e, até a primeira quinzena de julho, o pagamento por aproximação estará disponível em mais de 4 mil ônibus das linhas da Região Metropolitana de São Paulo, que são gerenciadas pela EMTU.

Ônibus da EMTU passa a aceitar cartões de crédito ou débito
Ônibus da EMTU no Terminal Amador Aguiar – Vila Yara, Osasco (Divulgação / Governo de SP)

Segundo o gerente de marketing da EMTU, Paulo Reis, a ampliação do pagamento por aproximação nos transportes metropolitanos traz mais agilidade para o dia a dia dos passageiros. “Evoluímos do ponto de vista tecnológico e estamos oferecendo mais praticidade, com mais de 85% dos ônibus da EMTU já aceitando pagamento por aproximação”, destaca Reis.

Com essa expansão, a modalidade de pagamentoestará disponível em 100% da frota de linhas da EMTU na região metropolitana de São Paulo e em municípios como Cotia, São Roque, entre outros. Os ônibus equipados com essa tecnologia receberam adesivos nos validadores e portas, sinalizando a possibilidade de pagamento por aproximação e os tipos de cartões aceitos.

Pagamento por Aproximação nos Ônibus da EMTU

Agora é possível passar pela catraca utilizando cartões de débito ou crédito das bandeiras Mastercard, Visa e Elo, tanto físicos quanto digitais, presentes nas carteiras digitais de smartphones e dispositivos como smartwatch.

LEIA TAMBÉM: ViaMobilidade: usuários da Estação Osasco reclamam de escada rolante em manutenção

Tecnologia também nos trilhos
Além dos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU, o projeto piloto do sistema de pagamento por aproximação está sendo expandido para as estações de metrô, CPTM e ViaMobilidade em 2023.

Ônibus da EMTU passa a aceitar cartões de crédito ou débito
Estação Osasco integra sistema de pagamento por aproximação (Divulgação / Arquivo Giro S/A)

Essa forma de embarque está disponível em 13 estações: João Dias (Linha 9), Jabaquara (Linha 1), Ipiranga (Linha 10), Consolação (Linha 2), Brás (Linha 11), Belém (Linha 3), Tatuapé (Linha 12), Estação Aeroporto (Linha 13), Trianon (Linha 2), Campo Belo (Linha 5), Osasco (Linha 8) e Granja Julieta (Linha 9).

Receba nossas notícias em seu e-mail