Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

População de Osasco cresce e atinge 743.432 habitantes

Logo Giro
Movimento no Calçadão, na região central de Osasco (Francisco Cepeda / Jornal Giro S/A)

Ranking geral: município figura como o sexto mais populoso do estado de SP, o 11º na região Sudeste e o 26º no País. Acompanhe os detalhes

A população da cidade de Osasco, que integra o consórcio de municípios *Cioeste, cresceu de acordo com dados divulgados pelo Censo de 2022 nesta quarta-feira (28). Osasco atingiu o total de 743.432 habitantes, o que indica aumento de 11,5% em relação ao Censo de 2010.

Osasco entre as maiores populações do estado

No ranking geral das maiores populações do País, Osasco figura em sexto lugar entre as cidades do estado de São Paulo, 11º lugar na região Sudeste e 26º lugar no Brasil, com uma média de uma média de 2,81 habitantes por residência.

Segundo o Censo 2022, a população brasileira alcançou 203.062.512 pessoas, apresentando um aumento de 12,3 milhões em relação ao último censo realizado em 2010. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa diferença representa um crescimento médio da população de 6,5%, o que corresponde a 0,52% ao ano, sendo o menor índice registrado desde o primeiro censo realizado no Brasil em 1872.

População de Osasco cresce e atinge 743.432 habitantes
Ponte metálica, cartão-postal de Osasco (Evandro Pereira / @dronendro / Jornal Giro S/A)

De acordo com o IBGE, são fornecidas informações essenciais sobre a população total de domicílios em diferentes níveis geográficos e recortes, além de vários indicadores derivados dessas informações, como a média de moradores por domicílio, a densidade demográfica e a taxa de crescimento anual da população.

LEIA TAMBÉM: Osasco anuncia concurso para contratar médicos, enfermeiros e técnicos

A Região Sudeste continua sendo a mais populosa, com 84,8 milhões de habitantes, representando 41,8% da população total do País. Em seguida, temos o Nordeste com 26,9%, o Sul com 14,7% e o Norte com 8,5%. A Região Centro-Oeste é a menos populosa, com 16,3 milhões de habitantes, correspondendo a 8,02% da população do País.

Qual é o propósito do Censo?
O censo do IBGE é uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para coletar informações detalhadas sobre a população do País. Ele é realizado a cada dez anos e tem o objetivo de conhecer melhor as características demográficas, socioeconômicas e habitacionais da população brasileira.

População de Osasco cresce e atinge 743.432 habitantes
Durante meses, os recenseadores entrevistadores do IBGE visitam os domicílios de todo o País e aplicam questionários aos moradores (Tânia Rêgo / Agência Brasil / Divulgação)

Durante o censo, os entrevistadores do IBGE visitam os domicílios de todo o País e aplicam questionários aos moradores. Esses questionários abrangem uma ampla gama de informações, como idade, gênero, escolaridade, renda, condições de moradia, entre outras.

Esses dados são essenciais para o planejamento de políticas públicas, distribuição de recursos, estudos demográficos e análises socioeconômicas. O censo fornece uma visão abrangente e atualizada da população brasileira, permitindo que governos, pesquisadores e outros setores da sociedade tenham informações precisas para tomada de decisões.

Uma fonte segura para obter mais informações sobre o censo do IBGE é o próprio site oficial do instituto, onde são disponibilizados os resultados e metodologia da pesquisa.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,4 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.