Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

São Roque: prefeitura retira projeto da revisão do Plano Diretor

Logo Giro
Prefeitura de São Roque promete realizar novas audiências sobre o Plano Diretor (Divulgação)

Administração de São Roque garante que serão feitas novas audiências públicas para participação da população no processo

A Prefeitura de São Roque retirou o projeto de revisão do Plano Diretor da Câmara Municipal após alguns moradores e artistas terem se mobilizado contra ele. Segundo o Executivo, serão feitas novas audiências públicas para participação da população no processo de revisão. A informação foi divulgada na quinta-feira (14).

Conforme informação divulgada pela administração municipal, na quinta-feira (14), serão quatro audiências, previstas para o mês de outubro, nos distritos de Canguera, Maylasky, São João Novo e no Centro. O objetivo é permitir que a população apresente propostas, tirem dúvidas e recebam sugestões sobre o projeto. Ainda não foram informadas as datas.

LEIA MAIS: Justiça suspende votação do novo Plano Diretor de São Roque

O Plano Diretor é a legislação que orienta o desenvolvimento da cidade ao estabelecer regras para a ocupação do solo. De acordo com a Prefeitura de São Roque, ele leva em conta fatores como o sistema viário, áreas de preservação ambiental, residenciais, industriais, comerciais, entre outras.

Após uma ação popular, a Justiça determinou, nesta segunda-feira (4), que a Câmara Municipal suspenda a votação do projeto que propõe uma revisão do Plano Diretor de São Roque. A votação estava prevista para acontecer na sessão desta terça-feira, dia 5 de setembro, às 18 horas.

“A ausência de audiências públicas em diversas regiões do município pode ter prejudicado severamente a implementação de contribuições de munícipes residentes fora das regiões centrais da cidade”, afirma o juiz Roge Nain Tenn, na decisão.

Justiça cancela votação do Plano Diretor de São Roque

A Prefeitura de São Roque e a Câmara Municipal já recorreram da decisão. Entretanto, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) manteve a suspensão da votação.

O Plano Diretor é a legislação que orienta o desenvolvimento da cidade ao estabelecer regras para a ocupação do solo. Leva em consideração fatores como o sistema viário, áreas de preservação ambiental, áreas residenciais, industriais, comerciais, entre outras.

São Roque: manifestações contra projeto do Plano Diretor

Assim que o projeto propondo a revisão do Plano Diretor passou a tramitar na Câmara Municipal de São Roque, os moradores de bairros rurais da cidade se mobilizaram para impedir alterações, que, segundo eles, podem provocar a redução das áreas de Mata Atlântica e impactar o meio ambiente. Um abaixo-assinado foi criado pelo grupo e ganhou o apoio de artistas.

São Roque: prefeitura retira projeto da revisão do Plano Diretor
Denise Fraga e Matheus Solano divulgaram abaixo-assinado contra o Plano Diretor de São Roque (Reprodução/Redes Sociais)

A atriz Denise Fraga, que mora em Cotia, próximo a São Roque, publicou um vídeo pedindo que a população assine o documento. O ator Matheus Solano também repercutiu o caso em seu perfil no Instagram.

LEIA MAIS: Em São Roque, Polícia Militar prende casal acusado de furto à residência

Já o escritor Pedro Bandeira, que mora há alguns anos em São Roque, publicou um vídeo nas redes sociais e afirmou que o município será prejudicado. “A cidade não pode ser destruída pela necessidade de alguém ganhar muito dinheiro vendendo pequenos lotes, que são totalmente inúteis para o desenvolvimento do município”, disse.

Petição dos moradores de São Roque

O texto do abaixo-assinado afirma que o bairro Parque Prado seria um dos impactados com a revisão do Plano Diretor. Segundo o documento, na região, há remanescentes de Mata Atlântica e vegetação nativa, e a alteração do plano permitiria que áreas desta região fossem vendidas.

“Por isso, nós, moradores, requeremos a preservação, a proteção e a expansão do fragmento que resta das matas de vegetação nativa da área entre as avenidas Maria Emília Alves dos Santos de Angelis e Washington Luiz. Solicitamos aos senhores secretários de Cultura e do Verde, e ao presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas, que reavaliem e estudem uma proteção para esta área”, finaliza o documento.

São Roque é classificada como estância turística

Atualmente, segundo o governo estadual, São Roque é classificada como estância turística, recebendo anualmente mais de 600 mil visitantes. Com um clima serrano agradável, infraestrutura hoteleira e variedade gastronômica diversificada, o município vem ganhando destaque no cenário turístico.

Graças à sua proximidade com a capital paulista, a apenas 67 km de distância, e sendo servida por duas importantes rodovias – a Raposo Tavares e a Castello Branco – muitos moradores de São Paulo sentem-se atraídos pela cidade. Nos fins de semana, São Roque costuma ficar lotada, especialmente o famoso Roteiro do Vinho.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail