Segundo a companhia especializada em delivery, no espaço de 950 m² são produzidas 1,7 toneladas de alimentos por mês, entre hortaliças, frutos, legumes frescos e livres de agrotóxicos
Imagine ter uma fazenda implantada no sétimo andar de um prédio, onde são produzidas 1,7 toneladas de alimentos orgânicos? Esse lugar existe e está localizado na sede do iFood, na cidade de Osasco. Toda a produção retirada da horta urbana desenvolvida pela empresa especializada em delivery, vai direto para o Banco de Alimentos do município e beneficia cerca de três mil famílias cadastradas.
Criada em meados de 2021, a fazenda do iFood é uma parceria feita com foodtech BeGreen, que tem como principal objetivo não apenas entregar alimentos, mas pensar em soluções inteligentes e tecnológicas para levar alimentos nutritivos a quem precisa. Toda a produção é feita numa área de 950m², dentro de uma estufa especialmente climatizada e protegida da poluição. Todos os alimentos são cultivados sem agrotóxicos.
Recentemente o atual presidente do conselho do grupo e CEO do iFood, Fabricio Bloisi, falou sobre a horta urbana numa publicação em seu LinkedIn. “Como é produzido perto de quem consome, o desperdício é menor e a poluição gerada pelo transporte também… Já levamos essa experiência para várias escolas públicas, que agora contam com hortas em parceira com o iFood”, declarou.
Mas preocupação da empresa com o social e o meio ambiente não para por aí, a automatização também é usada nos processos para diminuir a quantidade de água utilizada na produção. O controle feito nos canais das bancadas hidropônicas, por exemplo, diminui em até cinco vezes o volume de água utilizado no cultivo.