Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

Para prevenir enchentes, Itapevi realiza Operação Verão

Logo Giro
operação verão itapevi
O cronograma de limpeza segue até o mês de dezembro (Divulgação/Prefeitura de Itapevi)

Ações visam preparar a cidade para a temporada de chuvas do fim do ano, realizando a manutenção dos rios e afluentes nas regiões mais afetadas

Para preparar a cidade para a temporada de chuvas do fim do ano, a gestão municipal de Itapevi está promovendo a “Operação Verão”. A ação visa fazer a manutenção dos rios e afluentes nas regiões mais afetadas por temporais, desassoreamento dos piscinões, rios, córregos e seus respectivos afluentes.

Itapevi limpa córrego na Operação Verão

Segundo a Prefeitura, na última sexta-feira (15), funcionários realizaram a limpeza de mais um trecho do Córrego Paim, próximo da Praça do Nordestino, na Cohab. No local, serão retiradas areias, sujeiras, objetos e lixo jogados na calha.

Os cronogramas de limpeza seguem até o mês de dezembro. As limpezas continuam até dezembro. O próximo ponto é o piscinão do Parque Suburbano. As mesmas atividades serão realizadas nos córregos Sapiatã – perto da Cohab – e São João.

“Durante esse trabalho, que prossegue até o fim do verão de 2024, são retiradas areia, sujeira, lixo, entulho e objetos depositados na calha desses locais. A prática indevida obstrui o escoamento das águas e proporciona o transbordamento, o que gera a inundação em alguns pontos do município”, ressaltou a Prefeitura.

Leia Mais: Barueri, Osasco e mais dez cidades do consórcio Cioeste participam do Salão de Turismo

Canalização do Vale do Sol

canalização do Vale do Sol
Prefeitura tem investido R$ 34 milhões na canalização do Vale do Sol (João Victor/Secom PMI)

Além da operação, a Prefeitura tem investido R$ 34 milhões na canalização do Vale do Sol para encerrar as enchentes na região central da cidade e nos Jardins Rainha e Vale do Sol.

De acordo com a gestão municipal, a inundação provocada pelas cheias ocorre na temporada de chuva, devido à impermeabilização do solo no entorno do córrego por uma ocupação urbana desordenada.

Leia Mais: Itapevi realiza a Semana do Hip Hop entre 22 e 24 de setembro

A obra vai ampliar o escoamento de águas pluviais na região e, dessa forma, evitar possíveis transbordamentos. As construções ainda contemplam a construção de um piscinão.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.