A inflação não pode ser desculpa para deixar de presentear as mamães neste domingo, 12. De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) os presentes mais procurados tiveram alta média de 1,92%, enquanto a inflação de serviços foi de 3,74%. Na média, o acumulado desde maio de 2018 entre presentes e serviços foi de 3%.
Dos serviços, os itens que mais puxaram a inflação foram excursão e tour (10,41%) e cinemas (5,84%). Em contrapartida, teatro registrou queda (-11,42%).
Os presentes são os mais escolhidos (52,3%) para as mães. Dos itens dessa época, os maiores aumentos de preços em um ano foram de bijuterias (4,03%) e cintos e bolsas (6,15%). Houve deflação (queda de preço) para TV (-4,67%).
“Como a economia ainda está se recuperando e em ritmo lento, o comércio está com pouca margem para aumento de preços. As famílias continuam com orçamento bem restrito e sem fôlego para suportar uma elevação nos preços”, avaliou o pesquisador do FGV IBRE Igor Lino, responsável pelo levantamento.
O pesquisador sugere ainda que as famílias devem se programar caso queiram comprar um produto mais caro, pois o nível de preço dos eletrônicos é mais alto que os itens de vestuário. Mas Lino acredita que o consumidor está mais atento.






