giro

Prefeitos de Osasco, Barueri e cidades vizinhas aceleram obras de combate às enchentes

Logo Giro
Limpeza de piscinão em Itapevi foi autorizada pelo prefeito Igor Soares (Divulgação/Secom Itapevi)

Foco dos gestores municipais é acabar ou minimizar pontos de alagamentos no próximo período de chuvas. Ações envolvem limpeza de córregos e piscinões; acompanhe os detalhes

Após vários episódios de enchentes no começo deste ano, prefeitos de algumas das 12 cidades que compõem um consórcio de municípios da região oeste da Grande São Paulo passaram a acelerar as intervenções, visando acabar ou minimizar os casos de alagamentos nas cidades.

LEIA TAMBÉM: No combate às enchentes, Carapicuíba vai ampliar Piscinão do Jardim Gopiúva

Em Cotia, por exemplo, o prefeito Rogério Franco (PSD) ampliou as intervenções de desassoreamento de córregos. Uma das ações é realizada no Parque das Rosas. No córrego do bairro Jardim Remanso, a Prefeitura trabalha na limpeza preventiva para evitar enchentes e transbordamentos. Este serviço acontece o ano todo em todos os córregos que cortam o município. 

Prefeitos de Osasco, Barueri e cidades vizinhas aceleram obras de combate às enchentes
Intervenções de contenção das margens do córrego que corta a avenida Maria Campos (Caio Henrique/Secom Osasco)

Já em Osasco, o prefeito Rogério Lins (Podemos) realiza, além das ações de desassoreamento, uma obra de recomposição do muro de contenção das margens do córrego que corta a avenida Maria Campos, na pista sentido Largo de Osasco, no trecho próximo à cabeceira do Viaduto Ignês Colino, na região central.

A Prefeitura também fará um alargamento de cerca de 1,5 metro no córrego e substituirá o gabião por concreto armado, no sentido contrário em direção à Prefeitura. O alargamento ampliará o limite de vazão das águas. Todo o trecho a ser refeito (as duas margens do córrego) tem 27 metros de extensão por 3,5 metros de altura.

O córrego tem cerca de 12 metros de largura em alguns trechos e, a exemplo dos demais córregos da cidade, desde o período anterior às chuvas de verão é regularmente limpo pela Secretaria de Obras da Prefeitura.

Limpeza e construção de piscinões de combate às enchentes

Outro gestor que autorizou ações de combate às enchentes foi o prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos). Soares liberou os trabalhos de limpeza dos três piscinões da cidade: Vitápolis/Jardim Dona Elvira, ao lado do Parque da Cidade; Suburbano e Sapiantã, nas proximidades da Cohab; além dos córregos Paim, Ribeirão São João e do rio Barueri Mirim. O trabalho deve durar 12 meses.

As atividades fazem parte das ações da “Operação Verão”, desenvolvidas pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, que têm como proposta limpar e fazer a manutenção e desassoreamento de rios, córregos e afluentes de áreas afetadas pela chuva na cidade, além da retirada de areia, sujeira e objetos depositados na calha destes locais. Vale lembrar que, ao longo do ano todo, a Prefeitura realiza a Operação Verão, que consiste também na limpeza de 20 mil bocas de lobo por toda a cidade.

Construção de piscinão em Barueri

Em Barueri, o prefeito Rubens Furlan (PSB) realiza a construção de piscinões. Um deles atenderá os moradores do Jardim Silveira e terá capacidade para reter cerca de 120 milhões de litros de água em caso de chuvas torrenciais. Esse reservatório terá cerca de 24,5 metros de profundidade (que equivale a aproximadamente um prédio de oito andares), com cobertura de concreto, uma vez que em cima haverá um campo de futebol pertencente ao Centro Esportivo.

Receba nossas notícias em seu e-mail