Com os casos de covid-19 em queda nas cidades da região oeste da Grande SP, alguns prefeitos retomaram os investimentos em obras e ações para impulsionar a saúde de seus municípios. Em Osasco, por exemplo, o prefeito Rogério Lins (Podemos) anunciou que abrirá a contratação de clínicas particulares para adiantar consultas e exames que foram prejudicados com a pandemia. “Nós próximos dias, abriremos o credenciamento e em breve divulgaremos os locais e as especialidades”, disse.
Em Osasco, Lins também anuncioi a construção do Hospital da Criança. As obras seguem a todo vapor no terreno que fica no Jardim Rochdale, zona norte da cidade. A unidade terá três pavimentos, três salas de Centro Cirúrgico, dez leitos de UTI, seis leitos de Enfermaria, dez leitos de Enfermaria Lactante, Setor de Aleitamento Materno, oito leitos de Enfermagem Cirúrgica, oito leitos de Enfermagem de Adolescentes, oito consultórios, setor de Emergência, Apoio, Sala de Raio X, Sala de Tomografia, Sala de Espera, Apoio Cirúrgico, Setor Administrativo, entre outros setores. “O sonho está se tornando realidade. Logo esse importante equipamento de saúde estará funcionando 24 horas para atender as famílias osasquenses”, ressaltou Rogério Lins.
Já o prefeito Igor Soares (Podemos) iniciou as obras de reforma do Pronto-Socorro Central. A unidade passará por reestruturação total, com ampliação da área de medicação, mudanças dos consultórios, recepção, novas salas de triagem, adequação dos sanitários, novas salas de observação e ampliação da área de emergência com aumento de leitos. A obras serão finalizadas em oito meses.
A remodelação será feita por etapas, respeitando a rotina de trabalho da unidade. Mas, para minimizar os transtornos naturais de uma reforma, a Secretaria de Saúde tem orientado a população a buscar, neste período, atendimento nos prontos-socorros de Amador Bueno e da Vila Dr. Cardoso.
Em Cotia, o prefeito Rogério Franco (PSD) garantiu, em coletiva, que não terminará o mandato sem concluir as obras do Hospital Infantil. “Esse é um compromisso do nosso mandato”, disse.
Já o prefeito Rubens Furlan (PSDB) investiu quase R$ 200 milhões para a construção do Hospital Regional em parceria com o governo do estado.