Search
Close this search box.
giro

Praça da Cidadania de Itapevi oferece cursos e lazer para população

Logo Giro
Espaço está localizado no Parque Wey, em Itapevi (Francisco Cepeda/Giro S/A)

Localizada na rua Penélope, a Praça da Cidadania de Itapevi teve projeto técnico foi elaborado pela Prefeitura e o Fundo Social de São Paulo; saiba mais

Foi inaugurado na quinta-feira (30), a com a Praça da Cidadania de Itapevi. O dispositivo irá oferecer lazer, cultura e qualificação profissional aos moradores do bairro Parque Wey e da Região Oeste da Grande São Paulo. O espaço foi construído por meio de um convênio entre a administração municipal e o governo estadual paulista.

As obras tiveram início em junho de 2022, em uma área cedida pela gestão executiva para abrigar o equipamento, na Rua Penélope. O projeto técnico foi elaborado pela Prefeitura e o Fundo Social de São Paulo (FUSSP). A parceria teve ainda a participação da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

“Na prática, a Praça da Cidadania será uma combinação de diversão, cultura e qualificação profissional, pois irá contribuir com a formação da população. Por meio do FUSSP, serão ministrados cursos profissionais nas áreas de Informática, Moda e Arte, Gastronomia, Beleza e Bem-Estar”, ressaltou a municipalidade itapeveniense.

Leia Mais: Itapevi inaugura Natal Iluminado no dia 1º de dezembro

A inauguração contou com o prefeito da cidade, Igor Soares (Podemos), do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). A praça de Itapevi será a quinta a funcionar em todo o estado de São Paulo, no qual, há outras duas na capital paulista, uma Guarulhos e outra em Santo André.

Detalhes da Praça de Itapevi

Com uma área de 4.077 metros quadrados, a Praça da Cidadania de Itapevi inclui uma quadra poliesportiva com arquibancadas, academia ao ar livre, playground, pista de caminhada e área de jogos.

Segundo a Prefeitura, o governo estadual de SP ficou responsável pelas obras e pelas formações profissionais, por meio da Escola de Qualificação Profissional. O espaço educacional será administrado pelo Centro Paula Souza.

Leia Mais: Itapevi: com mais de 90%, Igor Soares lidera ranking de aprovação

Os cursos serão destinados à comunidade local, em situação de vulnerabilidade social. As salas terão as aulas, um Banco do Povo para fomentar o empreendedorismo e outros espaços multiuso e de administração.

Leia Mais: Itapevi: obras da unidade veterinária gratuita começam em 2024

O local também contará com uma copa e lavanderia, depósito e almoxarifado, sanitários, área técnica, horta comunitária e canteiro da Escola de Construção Civil. Para reduzir os impactos no meio ambiente, ao equipamento manterá jardins de chuva para retenção e infiltração das águas pluviais, iluminação em led e pisos semipermeáveis. O edifício terá um sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva.

Ao lado da área que abriga o novo dispositivo, está prevista a implantação de um parque municipal.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes. 

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail