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Confira como pagar contas de água e luz que vencem nos dias 31/12 e 1/1

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As ações itinerantes são promovidas pela Enel Distribuição São Paulo em parceria com unidades do Procon dos municípios (Arquivo Giro S/A)

Contas de consumo poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Já tributos e impostos possuem regras diferentes; confira

No último dia de 2024 (31 de dezembro) e no primeiro dia do ano (1º de janeiro), não há expediente bancário e, consequentemente, as instituições financeiras não abrem para atendimento presencial ao público. Além disso, as compensações bancárias não serão efetivadas nessas datas, incluindo a TED. Apenas o PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.

No dia 2/1 (quinta-feira), os bancos voltam a funcionar normalmente para atendimento presencial ao público nas localidades onde não há feriado municipal.

Mas, como ficam os pagamentos de contas de luz, água e telefonia, além de tributos, com vencimento nos dias em que não já compensação bancária? A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) explica.

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Apenas o PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente (Divulgação/Reprodução/Site/gov.br)

Contas: pagamento até o dia útil seguinte

Contas de consumo – água, energia, telefone, entre outras – com vencimento nos dias em que não há compensação bancária poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam no feriado ou nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, evitando a incidência de juros e multa.

“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, explica Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Os clientes poderão usar as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis, além dos canais digitais (celulares e computadores) dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, entre outros serviços. “Estes canais oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, destaca Faria.

Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

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Clientes poderão usar áreas de autoatendimento nas agências bancárias (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

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