giro

Osasco: presidente da Câmara pede informações sobre visita de vereadores de SP à sede da Uber

Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara de São Paulo fiscalizaram a sede da empresa localizada em Osasco
Requerimento proposto por Ribamar Silva foi enviado à Câmara de São Paulo (Ricardo Migliorini/CMO)

O presidente da Câmara de Osasco, Ribamar Silva (PSD), apresentou, durante a sessão de terça-feira (4), requerimento em que solicita informações sobre a visita de vereadores da Câmara de São Paulo à  sede Uber, em Osasco. Em decorrência de uma CPI dos aplicativos na Câmara de São Paulo, que busca apurar a atuação de empresas de transporte por aplicativo na capital, os vereadores paulistanos resolveram questionar a troca do Uber de São Paulo por Osasco como sede da empresa.

No Requerimento 07/2022, Ribamar Silva pediu informações “sobre os indícios que comprovem as diligências em empresas sediadas em Osasco, bem como os eventuais ilícitos cometidos por tais empresas”, diz o documento.

Semana passada, houve reclamação da Uber de que os vereadores de São Paulo foram fazer fiscalização surpresa na sede da empresa na Vila Yara, Osasco. Ribamar declarou, ainda, que o Legislativo Municipal tomará as providências legais contra a ação dos vereadores de São Paulo em Osasco. “É desrespeito com nossa cidade; nós não vamos fiscalizar empresas em outras cidades”.

Com a mudança do Uber para Osasco, a capital paulista deixará de arrecadar cerca de R$ 80 milhões por ano em Imposto Sobre Serviços (ISS). Segundo dados fornecidos pela Uber à CPI da Câmara Municipal de São Paulo, a empresa pagou R$ 584 milhões entre 2014 e 2020 na capital paulista.

“Essa prerrogativa é dos deputados estaduais e deputados federais. São eles que têm que fiscalizar eventuais problemas entre municípios. Aos vereadores cabe fiscalizar problemas internos de suas cidades. Não queremos inimizade com nenhuma cidade”, finalizou Silva.

Além da Uber, também se mudaram para Osasco as empresas de tecnologia 99, iFood (vinda de Jundiaí), entre outras. Em Osasco, a alíquota de ISS é de 2%, contra 5% que era pago pela empresa em São Paulo.