giro

Osasco: agosto registra melhor saldo de admissões de 2023

Logo Giro
O setor do comércio foi um dos que mais contratou em Osasco (Francisco Cepeda/Giro S/A)

O saldo positivo foi de 1.169 nova vagas em Osasco. Serviço, comércio, construção civil e indústria foram os setores que mais empregaram

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, Osasco fechou o mês de agosto com o melhor índice de admissões do ano até agora. Foram 9.595 contratações de profissionais com carteira assinada. O mês também teve o maior saldo positivo de empregos: 1.169. Do começo do ano até o final de agosto, a cidade registrou 67.811 contratações.

Quatro setores foram os que mais contrataram em Osasco

Serviço, comércio, construção civil e indústria foram os setores que mais empregaram em agosto no município. O mês de julho também foi satisfatório em Osasco, registrando saldo positivo de 1.136 contratações.

Mas quais os fatores que levam empresas como iFood, Mercado Livre e Mercadocar a escolherem a cidade e, consequentemente, gerarem empregos? Segundo a administração pública, os investimentos em infraestrutura – como recapeamento e iluminação pública com lâmpadas de LED -; reforço na segurança com a contratação de novos guardas municipais, além da criação da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e a instalação de câmeras de monitoramento, são fatores que contribuem para esse desempenho. Destaque também para os cursos de qualificação de mão de obra. 

Outro fator relevante é que Osasco está geograficamente situada entre as principais rodovias do Estado de São Paulo, como Castello Branco, Anhanguera, Raposo Tavares e Rodoanel Mário Covas. Com essa característica, fica mais fácil programar a logística quanto à chegada de insumos, produção, transporte e distribuição de produtos já prontos para consumo.

Confira os dados. de agosto do Caged, de todas as 12 cidades da região metropolitana oeste da Grande SP que fazem parte de um consórcio de municípios acessando o link.

Osasco: agosto registra melhor saldo de admissões de 2023
População osasquense registrou taxa de crescimento de 11,5% em 12 anos, segundo dados do Censo 2022 (Evandro Pereira/Giro S/A)

Osasco tem mais de 743 mil habitantes

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Osasco possui a segunda maior economia no Estado e a sétima do Brasil. A população osasquense cresceu nos últimos 12 anos, passando de 667.740 para 743.432 pessoas, segundo o Censo 2022.

A taxa de crescimento populacional foi de 11,5% (média anual de 0,91%). Ou seja, ganhou no período mais 75.692 moradores. Para efeito ilustrativo, é como se nesse período quase toda a população de Vinhedo (interior paulista), estimada hoje em pouco mais de 76 mil pessoas, tivesse vindo morar em Osasco.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes. 

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail