Osasco deve atingir, nos próximos dias, o patamar de 300 casos por 100 mil habitantes, entrando oficialmente na categoria de epidemia de dengue
Osasco deve ser a primeira entre os municípios que compõem o consórcio Cioeste a decretar estado de emergência para a dengue. A medida se torna necessária porque a cidade já registra mais de 200 casos por 100 mil habitantes, aproximando-se do patamar de epidemia, atingido quando esse índice chega a 300 casos por 100 mil habitantes.
Durante a assembleia dos prefeitos do Cioeste, realizada na terça-feira (11), o prefeito de Osasco, Gerson Pessoa (Podemos), revelou números alarmantes: o município já ultrapassa 1.500 casos confirmados e 1.915 casos prováveis, segundo o Núcleo de Informação Estratégica em Saúde do Estado de São Paulo.
A reunião foi conduzida pelo presidente do consórcio e prefeito de São Roque, Guto Issa (PSD), e reuniu gestores das 14 cidades que compõem o Cioeste. Entre as principais discussões, ficou evidente a preocupação com a explosão de casos de dengue na região. Os prefeitos avaliaram que a decretação do estado de emergência nas cidades mais afetadas permitiria maior agilidade na tomada de decisões e na execução de ações para conter o surto.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin

Guto Issa ressaltou que o governo do estado de São Paulo já decretou estado de emergência em saúde pública no dia 19 de fevereiro, após recomendação do Centro de Operações de Emergências para Dengue, diante da epidemia que atinge o estado. O temor agora é que os municípios da região enfrentem um colapso nos atendimentos de saúde devido ao aumento expressivo da demanda por pacientes com dengue.
Dia D contra a dengue.
Além da recomendação para a decretação do estado de emergência, os prefeitos decidiram organizar um Dia D contra a dengue, uma mobilização regional para intensificar as ações de combate ao mosquito transmissor. As atividades abrangerão todas as cidades do consórcio, incluindo áreas de divisa entre os municípios, onde a transmissão da doença é ainda mais preocupante. A data do evento ainda não foi definida.
_
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.