Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Mobilidade: os desafios de incluir novos modais e garantir fluidez no trânsito

Logo Giro
Carlinhos Muller

Os municípios precisam investir em outras opções de transporte, para que os motoristas tenham como escolher o transporte público e deixar o carro em casa.

O crescimento sem planejamento traz graves consequências para as grandes cidades da região metropolitana de São Paulo. Entre os 12 municípios que compõem um consórcio na região oeste, a situação é preocupante. Osasco, Barueri, Cotia e Carapicuíba são apenas algumas das cidades que buscam soluções para minimizar o transtorno de quem circula diariamente nos bairros no deslocamento de casa para o trabalho. É verdade que algumas intervenções estão em andamento.

Em Osasco, por exemplo, a administração investe na construção de novas avenidas e já dispõe de recursos para a construção de uma terceira ponte. Além disso, após anos de negociação, a concessionária CCR ViaOeste iniciou a construção de uma nova alça de acesso a Osasco pela rodovia Castello Branco, além da ampliação das marginais da via até Itapevi. Já em Barueri, a gestão investe na abertura de novas vias. Porém, essas iniciativas ainda não serão suficientes.

Os municípios precisam investir em outras opções de transporte, para que os motoristas tenham como escolher o transporte público e deixar o carro em casa. Nesta edição, temos uma matéria que aborda os estudos para a implantação de uma linha do metrô que ligará as cidades de Cotia e Osasco ao bairro do Sumaré na capital. Agora, é hora de acompanhar e pressionar os políticos para que os projetos saiam do papel. Vamos fiscalizar!

Receba nossas notícias em seu e-mail