À reportagem do GIRO, a assessoria de comunicação da concessionária que administra a operação nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda revelou quando o equipamento deve voltar a funcionar; confira
Há pelo menos uma semana, a escada rolante da Estação Osasco virou motivo de reclamação entre usuários de trens das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, administradas pela ViaMobilidade, principalmente pelas redes sociais. No Twitter, por exemplo, um usuário direcionou sua reclamação ao telejornal Bom Dia São Paulo, exibido pela TV Globo. Lucas Silva escreveu:
Acontece que o equipamento passa por serviços de manutenção e reforma, de acordo com a ViaMobilidade. Segundo a empresa, os trens das Linhas 8 e 9 transportam, aproximadamente, um milhão de pessoas todos os dias. Boa parte desse total, reside em cidades da Região Oeste da Grande SP como Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Jandira, municípios que integram o consórcio Cioeste.
A reportagem do GIRO entrou em contato com a assessoria de imprensa da ViaMobilidade, para questionar a previsão de término da manutenção/reforma na escada rolante da Estação Osasco. A seguir, veja a nota na íntegra:
“A escada rolante da estação Osasco da Linha 9-Esmeralda passa por modernização no comando elétrico e, em seguida, entrará em período de testes. A previsão é que seja colocada em operação até o final deste mês”.
Diariamente, via Boletim ViaMobilidade, enviado aos veículos de comunicação, a concessionária detalha o andamento das principais intervenções que estão sendo feitas, bem como as programadas. No Boletim enviado na manhã desta terça-feira (6), por exemplo, além de mencionar o status da escada rolante da Estação Osasco, a ViaMobilidade também informou o andamento de manutenções distintas em outras quatro estações:
– Elevadores em reforma/manutenção na Estação Grajaú e Vila Olímpia.
– Escada rolante em reforma/manutenção na Estação Santo Amaro e Autódromo.
Intervenções na Estação Osasco
Ainda sobre a região de Osasco, a ViaMobilidade reforçou: “a subestação de energia de Osasco da Linha 9-Esmeralda recebeu um novo transformador no programa de reformas e manutenção da ViaMobilidade. As subestações são responsáveis por abastecer as catenárias que alimentam a energia dos trens e todo o circuito de sinalização operacional das vias”.
Por fim, diariamente a empresa informa no boletim se há alguma intercorrência, bem como a média de tempo em relação ao intervalo em toda a extensão das linhas 8 e 9.
Dois graves incidentes na Estação Osasco marcaram o 1º semestre deste ano
O primeiro deles ocorreu em janeiro. Na noite do dia 4, um passageiro morreu e outro foi preso após uma briga na Estação Osasco. Segundo a concessionária, os indivíduos, de 55 e 36 anos, começaram a discutir no momento em que desembarcavam do trem na estação. No meio da confusão, um dos envolvidos atacou o outro com um canivete. Os seguranças do local conseguiram deter o agressor e prestaram socorro à vítima.
O outro acidente aconteceu em 8 de março. Na ocasião, a escada rolante da estação de trem Osasco acabou prendendo e esmagando o pé de uma criança de dez anos que estava no local acompanhada de sua mãe. A vítima foi levada para um hospital da região por usuários do transporte.
Investimento milionário
Em abril deste ano, a ViaMobilidade protocolou proposta de acordo que prevê um total de R$ 87 milhões que deverão ser investidos em melhorias na infraestrutura das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
O plano apresentado prevê o investimento em cinco frentes e intervenções em duas estações que fazem parte das 12 cidades que integram um consórcio de municípios da região oeste.
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Em Barueri, a estação Antônio João receberá implantação de novas escadas rolantes, elevadores, mezanino, sanitários e bicicletário. Já na estação Presidente Altino, em Osasco, haverá instalação de passarelas nas extremidades das plataformas.
Saiba como falar com a ViaMobilidade
Atualmente, o passageiro conta com canais interativos de comunicação que recebem críticas e sugestões. Basta enviar um e-mail para o endereço ouvidoria@viamobilidade.com.br ou pelo setor Fale Conosco, hospedado no site.
Para apoio personalizado, o público pode recorrer à Central de Atendimento no telefone 0800 770 7106, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h.