giro

Novo golpe: falso comprovante pode roubar senhas bancárias; saiba mais

Logo Giro
golpe
Lembre-se: comprovantes e boletos são enviados como imagens (Marcelo Casal Jr./Agência Brasil)

O “comprovante spray” é nova modalidade de golpe aplicada por meio do WhatsApp. Saiba como se proteger

Você já ouviu falar no golpe do falso comprovante ou “comprovante spray”? Esta é uma nova modalidade de golpe aplicada por meio do WhatsApp, que pode roubar as suas senhas bancárias, segundo informações do portal InfoMoney.

Mas, como funciona essa nova armadilha cibernética? A vítima cai em uma armadilha voluntariamente, sem o uso de ameaças. A partir de um contato desconhecido, os criminosos enviam arquivos maliciosos disfarçados de comprovantes bancários, no formato “zip”, com uma mensagem do tipo “Segue o comprovante”. Se o usuário clicar no link e baixá-lo, corre um sério risco de ter seus dados roubados.

Isso porque o arquivo “zip” carrega um vírus (um software malicioso, também chamado de malware) que, ao ser baixado (quando a vítima clica no arquivo e aceita fazer o download), tenta roubar informações sensíveis salvas no dispositivo, seja celular ou notebook, como senhas bancárias, de redes sociais e dados de cartão de crédito.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

golpe
Exemplo de uma mensagem com link malicioso (Reprodução/Reddit @silva_capivara)

Golpes: como se proteger?

Especialistas em cibersegurança fazem alertas:

  • Nunca clique em links ou faça download de arquivos recebidos de contatos desconhecidos em aplicativos de mensagem, principalmente se conter mensagens que despertem o senso de urgência do usuário.
  • Comprovantes e boletos são enviados como imagens, no formato “PNG” ou “JPEG”; como documentos, geralmente como “doc” ou “docx”; ou como PDF, com a extensão “pdf”. Logo, não abra links ou outros formatos, sobretudo os compactados, como o “zip”.

Com informações do portal InfoMoney.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail