Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Natal: roupas e calçados (60%) lideram compras, segundo Sebrae-SP

Logo Giro
Do total de entrevistados, 39% afirmam que farão a totalidade das compras de Natal de forma presencial (Francisco Cepeda/Giro S/A)

Pesquisa “Natal 2023” destaca que brinquedos vêm em seguida, com 41%. O tíquete médio em pequenos negócios é de R$ 608,60

Segundo a pesquisa “Natal 2023”, elaborada pelo Sebrae-SP em parceria com a Fundação Seade e a Praxian Consultoria, os principais itens que devem estar na lista de presentes natalinos são: roupas e calçados (60%), brinquedos (41%) e perfumes e cosméticos (33%). Em média, cada entrevistado pretende comprar três presentes.

A pesquisa do Sebrae-SP ouviu empreendedores e consumidores. Os dois levantamentos foram realizados no mês de novembro de 2023.

Natal: tíquete médio de R$ 600

O gasto médio planejado, ou seja o tíquete médio, em pequenos negócios é de R$ 608,60. Já quem compra dos grandes negócios planeja gastar, em média, R$ 963,80 com presentes de Natal.

Em relação aos gastos com presentes em pequenos negócios, 73% pretendem gastar mais (46%) ou igual (27%) em relação às compras natalinas do ano passado. Porém, 28% pretendem gastar menos. Para os consumidores em pequenos negócios, o preço (para 25%), e a proximidade e o fácil acesso da residência/trabalho (25%) são os principais fatores levados em conta na hora da compra.

Para 75,7% das micro e pequenas empresas do Estado de São Paulo, as vendas de Natal deste ano serão iguais ou melhores que as de 2022. Desse total, são 35% as que acreditam que as vendas serão melhores que as do ano passado. Já entre os Microempreendedores Individuais (MEIs), o índice é um pouco maior: 82,3% dos empreendedores que se beneficiam das vendas de Natal acreditam que a data em 2023 será melhor ou igual em termos de faturamento do que em 2022.

Ainda segundo a pesquisa, a estimativa é que as vendas para o Natal irão beneficiar cerca de 1,97 milhão de pequenos negócios do Estado de São Paulo: 705,8 mil MPEs e 1,27 milhão MEIs.

Compras planejadas

O levantamento mostra ainda que os consumidores procuram se planejar para as compras e efetuá-las com antecedência (44% dos entrevistados). Do total dos entrevistados, 33% aproveitam as promoções e descontos, sendo que apenas 4% dizem comprar por impulso.

Os meios preferidos para buscar informações e promoções são as redes sociais (55%), as lojas virtuais (39%), as lojas físicas (33%) e recomendação de outras pessoas (27%). Quase metade (48%) das pessoas afirma que pretende fazer as compras 15 dias antes do Natal.

Além disso, os clientes das MPEs também dão preferência às compras “olho no olho”: 39% afirmam que farão a totalidade das compras presencialmente, enquanto 28% pretendem fazer a maior parte das compras em lojas físicas. Já a menor parte diz comprará produtos pela internet. Por outro lado, apenas 6% dos entrevistados disseram que vão fazer compras de Natal 100% online.

Natal: roupas e calçados (60%) lideram compras, segundo Sebrae-SP
Os meios preferidos para buscar informações e promoções são as redes sociais (55%) (Divulgação/Pexels)

LEIA MAIS: Heineken prevê aumento de 53% na distribuição como novo CD em Osasco

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail