giro

Ministério Público aceita denúncia de racismo contra prefeito de Sorocaba

Logo Giro
Rodrigo Manga, prefeito de Sorocaba, ficou popularmente conhecido por vídeos nas redes sociais é investigado por desvios na saúde (Reprodução/Redes sociais)

Rodrigo Manga, prefeito de Sorocaba, é acusado de reforçar estereótipos raciais ao exibir jovens negros como suspeitos de agressão em simulação com a GCM.

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) aceitou uma denúncia de racismo contra o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), devido a um vídeo publicado em suas redes sociais. A informação foi publicada no portal Metrópoles, nesta quinta-feira (20).

Na gravação, jovens negros e pardos são detidos durante a simulação de uma abordagem da Guarda Civil Municipal (GCM). No vídeo, o prefeito apresenta novas viaturas da GCM destinadas ao combate à violência contra a mulher.

Segundo a denúncia, a encenação reforça estereótipos ao associar jovens negros à criminalidade e à violência de gênero. O gestor é conhecido por sua forte presença nas redes sociais.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Rodrigo Manga tem usado suas redes sociais, especialmente o TikTok, para dialogar com o público jovem e ampliar seu alcance. Seu estilo de comunicação tem chamado atenção no campo da direita, sendo replicado por políticos como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Em resposta, a Prefeitura de Sorocaba informou que ainda não foi notificada sobre a denúncia e reiterou sua disposição para prestar esclarecimentos ao Ministério Público, caso necessário.

Candidatura a governador

Em fevereiro, em entrevista ao portal Poder 360, Rodrigo Manga (Republicanos), revelou que foi convidado pelo PRTB para ser candidato ao governo de São Paulo nas eleições de 2026. Manga não confirmou se aceitará o convite, mas a possibilidade já movimenta os bastidores políticos. Rodrigo Manga foi reeleito prefeito nas eleições de 2024.

Na entrevista, Manga também falou sobre sua boa relação com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do mesmo partido. No entanto, apontou que seria “inevitável” que Tarcísio dispute a presidência da República caso Jair Bolsonaro (PL) permaneça inelegível até o próximo pleito eleitoral.

O gestor municipal de Sorocaba tem feito sucesso com vídeos curtos e com uma pegada de humor. No TikTok, tem 2,1 milhões de seguidores. No Instagram, soma mais 1,8 milhão de pessoas que o acompanham suas publicações.

Jornalismo regional de qualidade

Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail