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Mobilidade urbana: região de Alphaville pode ganhar novas avenidas e acessos

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Semáforos, alargamentos de vias e novas alças são alternativas (Uelson Henkell/Giro S/A)

Estudo de mobilidade feita para o empreendimento Alphagran apresenta melhorias para melhorar o fluxo de veículos com novos moradores

Alphaville ganhará novos edifícios nos próximos anos no complexo Alphagran, localizado na avenida Andrômeda, na cidade de Barueri. Construtoras e incorporadoras já, inclusive, lançaram empreendimentos no considerado o novo bairro da região.

Novos edifícios significam novos moradores e, consequentemente, mais pessoas e veículos circulando pelo bairro. Pensando nisso, foi feito um estudo de impacto no tráfego e dimensionamento do sistema viário relativos ao empreendimento Alphagran, pela Perplan Engenharia e Planejamento. As considerações foram apresentadas em uma audiência pública.

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Mobilidade urbana: alternativas

O estudo ressalta a importância de melhorias a curto (projeções para daqui 5 anos) e a longo prazos (10 anos, com 100% de ocupação do Alphagran). Uma das preocupações analisadas pelo estudo é a maior utilização pelos motoristas pela Via Parque.

Outra conflito é o que ocorre próximo do edifício do Bradesco Saúde, quando a Andrômeda chega na avenida Yojiro Takaoka, principalmente em horários de pico. Esta área recebe carros que vêm da Andrômeda para acessar a Yojiro Takaoka, à esquerda (sentido norte), sentido Santana de Parnaíba, e veículos que vem da própria Yojiro, sentido residencial Alphaville 2 (sul). Quem precisa acessar a alça à esquerda acaba tendo dificuldade com este cruzamento de tráfego intenso entre as vias.

Alguns motoristas optam por acessar a Yojiro através da avenida Sagitário, passando por baixo da própria Yojiro Takaoka e fazendo uma volta à esquerda para acessar a via. Porém acaba pegando um certo trânsito quando precisa realizar a conversão já que quem vem do 18 do Forte têm preferência.

Um das soluções do estudo da Perplan é a instalação de semáforos sincronizados, mesmo antes da ocupação dos empreendimentos, para coordenar o acesso ao loteamento por caminhões na fase de obras. Semáforos na junção da avenida Yojiro Takaoka com a avenida Sagitário também são recomendados.

Outra indicação é melhorias na chegada da Via Parque, cuja utilização de rota tem sido cada vez maior pelos motoristas. Alargamento nas rotatórias da avenida Andrômeda, para que os semáforos tenham maior vazão, é uma alternativa mostrada pelo estudo.

A longo prazo, é sugerido uma mudança no sentido das avenidas Andrômeda e Sagitário. Ambas possuem pistas em dois sentidos. A ideia é que as duas pistas da Andrômeda funcionem de oeste para leste, enquanto a Sagitário funcione de leste para oeste, ou seja, cada uma tendo apenas um sentido. Este sistema funcionaria como uma grande rotatória, chamado de sistema binário. Para isso, é preciso ser construída uma alça que desça o tráfego da Yojiro para a Sagitário, podendo exigir desapropriações.

Via pública em Santana de Parnaíba

O estudo aborda ainda a construção de uma possível via pública na avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, em Santana de Parnaíba, que se conectaria à avenida Verte Ville, no bairro do 18 do Forte, em Barueri, desafogando um pouco o tráfego na avenida Paiol Velho em 30% e impactando na região do Alphagran.

Próximo a esta via está em fase de aprovação, na prefeitura de Santana de Parnaíba, o empreendimento Artesano Catalupe, da Artesano Ubanismo.

Mobilidade urbana: região de Alphaville pode ganhar novas avenidas e acessos
Mobilidade: avenida Paiol Velho possui trânsito intenso em horários de pico (Divulgação/Prefeitura de Barueri)

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