Entre janeiro e fevereiro, foram fechados 22.666 contratos de compra e venda, ante 21.734 no mesmo período do ano passado, aponta índice da ASB Soluções Imobiliárias
O mercado imobiliário paulista começou bem o ano de 2023. Nos meses de janeiro e fevereiro, o volume de vendas na Grande São Paulo cresceu 4,2%. Foram fechados 22.666 contratos de compra e venda, ante 21.734 no mesmo período de 2022. Foi o maior volume para o 1º bimestre desde 2019, segundo análise de dados do índice SPm², da ASB Soluções Imobiliárias, elaborado com base em números da Secretaria Municipal de Fazenda de São Paulo.
As cidades da região metropolitana oeste da Grande SP, que fazem parte do consórcio Cioeste*, não ficam atrás. Barueri, por exemplo, virou um verdadeiro canteiro de obras. Um exemplo recente é o empreendimento residencial Manacá Barueri, da construtora e incorporadora RSF Empreendimentos. Localizado no bairro Aldeia de Barueri, o edifício está a poucos passos da Estação Antônio João e do Parque Shopping Barueri. A região deve ganhar vários edifícios residenciais nos próximos meses.
Preço do metro quadrado competitivo, elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), forte gerador de empregos, além de bons serviços privados e públicos de Barueri atraem o segmento da construção civil. Outro fator importante é a localização estratégica da cidade, que fica próxima à capital paulista.
Crescimento de 74,1%
O mercado de venda e locação de casas e apartamentos também permanece em alta na região. Segundo levantamento divulgado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de S. Paulo – 2ª Região (Creci-SP), foi registrado alta de 74,01% e 71,91%, respectivamente, no mês de fevereiro, em comparação ao mês de janeiro.
Os números incluem os municípios de Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Jandira, Itapevi, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Vargem Grande Paulista, além de Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra.
Com informações do jornal “O Globo”.
*Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Pailista.