Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

LUTO NO VÔLEI: Ana Paula Borgo, ex-Osasco, morre vítima de câncer

Logo Giro
Ana Paula Borgo teve passagem por importantes times de vôlei (Reprodução Instagram/Barueri Volleyball Cub)

Atleta de 29 anos descobriu o tumor no estômago em setembro de 2022, quando se preparava para atuar pelo time de vôlei de Barueri. Ana Paula jogou pelo Osasco em duas temporadas

Ana Paula Borgo, jogadora de vôlei de 29 anos, morreu vítima de câncer no estômago nessa quinta-feira (29). Ana descobriu o tumor em setembro de 2022, quando realizava exames médicos no Barueri Volleyball Club, clube que estava prestes a defender.

A atleta precisou se afastar das quadras e desde então lutava contra a doença. Em março deste ano, a atleta foi anunciada como a primeira jogadora contemplada pelo Fundo Especial de Apoio aos Atletas, programa de auxílio emergencial da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). A notícia do falecimento foi confirmada pela mãe da oposta em sua rede social. Casada com Carlos Guedes, na última semana, Ana publicou homenagem ao marido em suas redes sociais.

“Nosso dia 5 passou e eu não estava bem para falar. Passamos o dia 5 no hospital com você cuidando de mim e me dizendo o quanto me ama. Já vi relatos de maridos que abandonaram as esposas quando adoeceram, Carlos foi completamente diferente, ele só demonstrou o quanto me amava, mostrando que ele realmente era o homem que Deus mandou pra mim. Amor eu tenho tantas coisas boas pra falar de você, tantos textos pra escrever sobre seu caráter, tantas frases lindas para dizer sobre o ser humano que você é, mas não vou me estender. Só queria que todos tivessem o privilégio de ter um Carlos em suas vidas, um filho como o Carlos, um marido, um irmão e com certeza Carlos seria um pai excepcional. Eu te amo meu amor contigo até o fim! Grata ao nosso magnífico Deus que te enviou como um presente lindo pra mim”.

Ana Paula Borgo, início da carreira

Natural de Bauru, Ana nasceu em 20 de outubro de 1993 e começou a carreira no São Caetano na temporada 2011/2012 e atuou por três anos na equipe do ABC paulista. Depois se transferiu para o Pinheiros e então vestiu a camisa do então Vôlei Nestlé/Osasco entre 2016/2017 e 2017/2018. Depois jogou pelo Dentil Praia Clube e Fluminense/RJ antes de seguir para a Europa. Na Turquia, defendeu o Çan Gençlik Kale Spor Akademi Kulübü e o Nilüfer Belediyespor, enquanto na Itália ela ficou no Volley Bergamo 1991 na temporada 2021/2022.

A oposta também defendeu a seleção brasileira no juvenil, no sub-23 e no profissional. Ela ajudou o time do técnico José Roberto Guimarães a subir no pódio na Liga das Nações de 2019 e também estava com o time que venceu o Pré-Olímpico para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Nas categorias de base, foi campeã mundial sub-23.

Times da região em luto
O Osasco São Cristóvão Saúde publicou uma mensagem nas suas redes sociais lamentando a morte da atleta: “Um dia triste para o nosso voleibol. Nossa admiração por sua grandeza e luta e toda solidariedade aos familiares e amigos. Descanse em paz, Paula”.

O Barueri, clube em que atleta atuaria em 2022/2023 também se pronunciou. “Dia de muita tristeza para o voleibol brasileiro. Descanse em paz, Paula Borgo. O nosso muito obrigado e o nosso reconhecimento à sua luta e ao seu legado. Forças à família e amigos nesse momento tão difícil”.

Nota de pesar CBV
“A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento da jogadora Ana Paula Borgo, aos 29 anos. Ela foi um grande talento do vôlei nacional e defendeu a seleção brasileira em importantes competições como a Liga das Nações e os Jogos Pan-Americanos. Ana Paula Borgo participou da conquista do Mundial Sub-23, na Turquia, e defendeu o Brasil nas seleções de base. Pelos clubes, representou grandes equipes como Praia Clube, Osasco e Pinheiros e atuou no exterior em países como Turquia e Itália. Neste momento tão difícil, a CBV se solidariza com a família e amigos de Ana Paula Borgo”.

Nota de pesar COB
“O Comitê Olímpico do Brasil (COB) externa o seu mais profundo pesar pelo falecimento da atleta de vôlei Ana Paula Borgo. Neste momento de dor, o COB se solidariza e envia condolências à família e aos amigos de Ana, assim como a toda comunidade do vôlei”.

Última homenagem
O velório de Ana Paula Borgo é aberto ao público e está sendo realizado no Ginásio Municipal José Liberatti, rua Jubair Celestino, 150 – Presidente Altino, em Osasco. O sepultamento está marcado para acontecer às 15h desta sexta-feira (12).

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.