Um dos pontos mais importantes da linha 22-Marrom será a Estação Granja Viana em Cotia. A parada fará parte do ramal que ligará Cotia ao bairro do Sumaré, na zona oeste da Capital Paulista, e será construída na Rodovia Raposo Tavares.
Segundo o portal ViaTrolebus, o equipamento da linha 22-Marrom ficará no entroncamento com a Estrada da Aldeia, em uma região estratégica da Granja Viana.
A infraestrutura será dividida em dois pontos principais. O corpo principal da estação, onde ficará o acesso A, ocupará dois terrenos ao sul da Raposo Tavares, na altura da Rua Major Vieira, áreas atualmente utilizadas por uma garagem de ônibus e uma concreteira.
Já o acesso B será construído ao norte da Estrada Velha de Sorocaba, na esquina com a Estrada da Aldeia, em um terreno de 2.753,65 m² hoje ocupado por um depósito de máquinas, com foco no atendimento aos bairros da região e ao shopping Open Mall The Square.
Leia também
Conforme o projeto, a Estação Granja Viana deverá receber cerca de 19.499 passageiros por dia. Outro destaque é a profundidade da estrutura, que chegará a 48,82 metros, tornando a futura estação uma das mais profundas previstas para a Linha 22-Marrom.
A conexão entre os acessos A e B se dará por uma passarela coberta de cerca de 200 metros que cruzará a rodovia e passará pelo canteiro divisório do shopping Open Mall The Square, exigindo tratativas futuras com o estabelecimento por estar em área privada. A criação dessa passarela demandará a desapropriação de mais 405,07 m², totalizando uma área de utilidade pública de 3.158,72 m² para o acesso B.
Linha 22-Marrom: rota vai incorporar fluxo da Raposo Tavares


Linha 22 atenderá a região da Raposo Tavares (Divulgação/ViaOeste)
Em simulações do Metrô de São Paulo, é apontado que o aumento de demanda gerado pela estação da Linha 22 e o crescimento natural da região serão absorvidos pelas melhorias planejadas para a Rodovia Raposo Tavares.
Os estudos indicaram que o equipamento não irá prejudicar os indicadores operacionais da rodovia, embora as vias adjacentes e a interseção norte tenham apresentado degradação, demandando intervenções locais.
Em termos urbanísticos, a estação está na Macrozona de Urbanização Consolidada, com o acesso A em Zona de Indústria, Comércio e Serviços e o acesso B em Zona Exclusivamente Residencial.
Ambos, contudo, são sobrepostos por Corredores Comerciais, o que altera os parâmetros para Zona de Uso Misto e eleva o Coeficiente de Aproveitamento, permitindo edificações de até seis vezes a área do lote.
Outros detalhes da estação Granja Viana


Estação da Linha 22-Marrom ficará próxima ao Open Mall The Square (Divulgação/Metrô de SP)
Em termos construtivos, a estação terá grande profundidade, registrando 48,82 metros de desnível entre o acesso A (cota 812,82) e o topo do boleto (cota 764,00 m). Devido à alta declividade do terreno, a infraestrutura principal, incluindo o hall de bloqueios, as salas técnicas e as áreas operacionais, será acomodada em uma vala escalonada.
A partir dessa estrutura, será aberto um poço central de 40 metros de diâmetro para dar acesso às plataformas, que serão escavadas pelo método New Austrian Tunneling Method (NATM).
Para vencer o desnível vertical de 37,60 metros entre o mezanino de bloqueios (cota 806,90 m) e o mezanino de distribuição (cota 769,30 m) na área paga, o projeto definiu o uso de 8 elevadores com capacidade para 33 pessoas cada, além de escadas fixas, deixando nichos prontos para receber eventuais escadas rolantes no futuro.
A estação contará ainda com 7 vagas de kiss and ride, bicicletário com 100 vagas e pontos de ônibus em baias junto aos acessos, não havendo proposta de ciclovia devido às restrições viárias.
Áreas ociosas da vala serão aproveitadas nos níveis das cotas 809,82 m e 806,90 m para criar um estacionamento com 178 vagas, incentivando a intermodalidade para que os usuários deixem seus veículos particulares e utilizem a estação do Metrô.
Linha 22- Marrom terá 19 estações
A proposta da Linha 22-Marrom prevê uma estrutura totalmente subterrânea, com cerca de 29 quilômetros de extensão e 19 estações. O traçado deverá conectar Cotia e Osasco à estação Sumaré, além de permitir integração com outras linhas do sistema metroferroviário.

A expectativa é que a nova linha transporte aproximadamente 650 mil passageiros por dia. A estimativa inicial aponta que o trajeto entre Cotia e a capital poderá ser realizado em cerca de 42 minutos.
Com o início das sondagens, o projeto entra em uma fase prática dos estudos de implantação, considerada fundamental para a definição das próximas etapas da futura expansão da rede metroviária paulista.
*com informações do portal ViaTroleBus
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 18 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.





