O estado de São Paulo conta com 94 deputados estaduais, sendo que cinco deles representam diretamente a região Oeste: Gil Lancaster (DEM/Barueri), eleito com 107.837 votos; João Caramez (PSB/Itapevi), 75.864 votos; Gilmaci Santos (PRB/Osasco/Cotia) com 103.127 votos; Marcos Martins (PT/Osasco), com 83.878 votos e Márcio Camargo (PSDB/Cotia) com 69.624 votos.
O Giro S/A fez um levantamento sobre quantos projetos de lei foram apresentados/aprovados em 2017 pelos parlamentares, levando em conta que a função do deputado vai muito além de legislar, ou seja, propor projetos de leis e emendas. Cabe a eles, também, analisar e fiscalizar as contas do governo do Estado, instituir tributos estaduais, investigar supostos atos ilícitos da administração pública e receber denúncias por crime de responsabilidade contra o governador, entre outras ações.
Entre os cinco parlamentares estaduais da região, Lancaster, mesmo estando em sua primeira legislatura, é o deputado que mais apresentou PL em 2017 e o que mais obteve aprovações: dos 144 projetos apresentados, 24 foram aprovados – o dobro do segundo deputado da região com mais PLs aprovados. Entre os projetos de maior relevância está a Lei 16.384, que institui a “Semana Estadual de Prevenção e Combate à Microcefalia”. Também é do deputado Lancaster o PL 16.588/2017, que institui a “Semana Estadual de Prevenção ao Aneurisma Cerebral”, lembrada anualmente em novembro.
O deputado João Caramez teve 42 projetos apresentados e 12 aprovados. Em seu quinto mandato, é dele o PL 538/2017, aprovado pela Comissão de Atividades Econômicas da Alesp e que exige selo de controle nos vasilhames de água para garantir a qualidade do produto.
Também em seu primeiro mandato, Marcio Camargo aparece com 22 projetos e 10 aprovados. Ele teve como destaque o PL 251/2017, que dispõe sobre acondicionamento de bicicletas nos ônibus intermunicipais.
Em seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa, Gilmaci Santos apresentou 5 projetos e teve 4 aprovados em 2017, com destaque para a participação na elaboração dos projetos de interesse turístico, de autoria conjunta.
O deputado estadual Marcos Martins, também em seu terceiro mandato, apresentou 3 projetos, todos aprovados. Entre eles está o PL 258/2017, que classifica como de Interesse Turístico os municípios de Brodowski, Buritama, Espírito Santo do Pinhal, Jundiaí, Martinópolis, Monte Alto, Pedreira, Piedade, Rifaina, Rubinéia, Sabino, Santa Isabel, Tapiraí e Tatuí.